Setor Agropecuário

Incertezas no cenário econômico devem influenciar o agro, aponta CNA

As estimativas mostram que a expectativa para o próximo ano é de um crescimento em ritmo menor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, entre 3% e 5% em relação a este ano. Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (8/11), a entidade divulgou o balanço do setor de 2021 e as perspectivas para o ano que vem

Fernanda Strickland
postado em 08/12/2021 12:15 / atualizado em 08/12/2021 12:15
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disse nesta quarta-feira (8/11) que um dos fatores que merecem atenção em 2022 é o desempenho da economia brasileira. Segundo a entidade, algumas incertezas no cenário econômico devem influenciar o agro. A entidade apresentou hoje o balanço de 2021 e as perspectivas para 2022 do setor agropecuário.

As estimativas mostram que a expectativa para o próximo ano é de um crescimento em ritmo menor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, entre 3% e 5% em relação a este ano, segundo a CNA e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A confederação prevê ainda que, em 2021, o PIB do agronegócio deva fechar o ano com expansão de 9,37% em relação a 2020.

De acordo com a entidade, para o Valor Bruto da Produção (VBP), que mede o faturamento da atividade “da porteira para dentro” na agricultura e na pecuária, a expectativa da CNA é de que a elevação de receita ocorra em menor ritmo frente a anos anteriores. O VBP deve ser de R$ 1,25 trilhão em 2022, crescimento de 4,2% em relação a 2021. Culturas como café, milho e trigo devem ter produções maiores e cana-de-açúcar, café e algodão devem ter elevação nos preços. Por outro lado, soja, carne bovina e arroz devem sofrer quedas no VBP no próximo ano.

Estagnação

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, explica que os números não refletem um crescimento significativo, porque o país ainda está recuperando parte do que perdeu durante a pandemia. “No Brasil, essa previsão, inclusive, era ser até maior que 5,5%, mas a gente não conseguiu. Para 2022, no mundo, como um todo, nós vemos o crescimento robusto, de 4,3%, já no Brasil é algo mais próximo à estagnação”.

“Vale salientar que, no mundo inteiro, os governos colocaram recursos nas suas economias. Injetou-se recurso para que a população pudesse segmentar, pudesse passar por aquele momento em que muitos tiveram que trabalhar para, enfim, conseguir sobreviver. Então esse aporte de recurso teve um resultado significativo”, explica Lucchi.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação