Energia

Eletrobras: Guedes usa guerra na Ucrânia para defender privatização

Segundo o ministro da Economia, privatização da Eletrobras é passo fundamental para garantir a segurança energética do Brasil no longo prazo, bem como investimentos em energia limpa

Michelle Portela
postado em 07/04/2022 11:48 / atualizado em 07/04/2022 17:35
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (7/4) que a privatização da Eletrobras é passo fundamental para garantir a segurança energética do Brasil no longo prazo, bem como investimentos em energia limpa. 

Guedes participou de um debate promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a modelagem de capitalização da companhia energética brasileira, que deverá ocorrer "em breve", de acordo com o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, durante abertura do evento. 

 

Para Guedes, a pandemia exigiu adaptação do governo à cultura digital enquanto a guerra entre Rússia e Ucrânia forçou o país a buscar soluções para produzir energia limpa e mais barata. "A guerra nos acelerou para a transição energética. A ideia de segurança, de risco geopolítico é uma constante em nossas vidas. Uma realidade agora", disse.

O governo argumenta que a privatização trará recursos necessários para que o país mantenha os recursos estratégicos, como a energia nuclear, mas também para investir na recuperação de bacias hidrógraficas.

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação