Conjuntura

No Congresso, Campos Neto defende maior autonomia para o Banco Central

Campos Neto disse nesta terça-feira (26/4) que há dificuldades em conduzir o dia a dia do sistema financeiro sem "uma autonomia mais ampla", que inclua questões administrativas e financeiras

Michelle Portela
postado em 26/04/2022 14:36 / atualizado em 26/04/2022 14:42
 (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que há dificuldades em conduzir o dia a dia do sistema financeiro sem uma autonomia mais ampla, que inclua questões administrativas e financeiras. A declação ocorreu durante sessão solene no Senado, nesta terça-feira (26/4), em homenagem aos 105 anos de nascimento do economista e diplomata Roberto Campos, avô do presidente do BC.

"Hoje vivemos a realidade de ter autonomia operacional sem ter autonomia administrativa e financeira, e a gente vê a dificuldade que é no dia a dia não ter uma autonomia mais ampla. Embora não tenhamos avançado mais na autonomia financeira, estamos caminhando na direção do modelo idealizado por Roberto Campos [com mais autonomia]", disse Campos Neto.

Apesar de ter obtido autonomia operacional, o BC não é administrativamente e financeiramente independente. Decisões sobre reajustes salariais de servidores, por exemplo, dependem de liberação orçamentária pelo governo federal. Em 1º de abril, funcionários do BC iniciaram uma greve para pressionar o governo a conceder reajustes. Apesar de a greve ter sido suspensa até maio, as paralisações diárias continuam.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação