POLO INDUSTRIAL

Construção de fábrica da Tesla na Amazônia pode virar realidade

Zona Franca de Manaus é cotada para receber uma unidade da Tesla, fabricante de carros elétricos do bilionário instalada na China, como forma de incentivar empregos na região

Michelle Portela
postado em 20/05/2022 16:57 / atualizado em 20/05/2022 18:33
Zona Franca de Manaus é cotada para receber uma unidade da fabricante de Elon Musk -  (crédito: Zona Franca de Manaus/Divulgação)
Zona Franca de Manaus é cotada para receber uma unidade da fabricante de Elon Musk - (crédito: Zona Franca de Manaus/Divulgação)

A instalação de uma unidade da Tesla, fabricante de carros elétricos baseada na China, seria um dos prováveis temas relacionados à Amazônia na pauta do encontro entre o proprietário da companhia, Elon Musk, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (20/5). 

A construção da planta é uma demanda antiga do governo brasileiro e chegou a ser anunciada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), em maio deste ano. O assunto seria tratado no encontro de hoje, segundo interlocutores do presidente no Palácio do Planalto, mas ainda não há confirmação sobre o assunto. Lima chegou a tweetar sobre o assunto.

Na ocasião, o governador disse que a companhia está interessada em começar operações no estado. De acordo com Lima, a Starlink também enviou ofício para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), anunciando o interesse em prover seus serviços de banda larga para os brasileiros. 

Além de Musk, o governador convidou Jeff Bezos, dono da gigante do varejo on-line Amazon, para conhecer a região com foco a investimentos. 

Na ocasião, o secretário da Sedecti, Angelus Figueira (Democracia Cristã), disse que o estado planeja atender ao pedido da companhia de Musk. "Tivemos uma videoconferência com representantes da empresa, em Nova York, e estamos em tratativas", ressaltou. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação