Em São Paulo

Empresários não sabiam da presença de Bolsonaro no encontro com Musk

Parte do grupo de empresários cogitou não comparecer ao evento para não ser usado politicamente por Bolsonaro

Correio Braziliense
postado em 20/05/2022 14:50 / atualizado em 20/05/2022 14:51
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não era aguardado pelos empresários que se reuniram com o empresário bilionário Elon Musk na manhã desta sexta-feira (20/5), no interior de São Paulo. Apesar do dono da Tesla ter sido convidado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, não havia previsão da chegada do chefe do Executivo — o encontro também não estava na agenda dele.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, parte dos presentes, especialmente aqueles que estão na linha de frente da conexão do 5g na Amazônia, cogitou não comparecer ao evento para não serem usados politicamente por Bolsonaro, que é pré-candidato ao Planalto novamente.

No convite enviado pelo Ministério das Comunicações para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e outros entes governamentais Musk não era mencionado. Constava apenas a presença do presidente para fazer um discurso sobre a conexão das escolas amazônicas.

Estiveram no encontro: o banqueiro André Esteves (BTG Pactual), Alberto Leite (FS), Ricardo Faria (Granja Faria), Zeco Auriemo (JHSF), Flávio Rocha (Riachuelo), Carlos Sanchez (EMS), Rubens Ometto (Cosan), Rubens Menin (MRV e Inter), Carlos Fonseca (Galápagos), Rodrigo Abreu (Oi), José Félix (Claro), Pietro Labriola e Alberto Griselli (Tim), Jorge Moll Filho (Rede D´Or).

Impasse

A aproximação do governo Bolsonaro com Musk pode ser um impasse para os interesses da Anatel, já que o bilionário que expandir suas redes de satélite (SpaceX) no Brasil e depende das autorizações da agência reguladora.

Apesar da parceria significar bons negócios, a Anatel também quer que outras empresas como a Amazon abra o front de atuação no Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação