Novo governo

Tebet elogia o fato inédito de o BID ter um brasileiro na presidência

"Muitos recursos poderão vir de lá, especialmente para os municípios mais carentes", disse ministra do Planejamento e Orçamento, em referência ao ex-presidente do BC Ilan Goldfajn

Rosana Hessel
postado em 11/01/2023 17:36 / atualizado em 11/01/2023 17:37
 (crédito: Marcelo Ferreira/DA Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/DA Press)

Durante a apresentação dos primeiros nomes da equipe, nesta quarta-feira (11/1), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, elogiou o fato de o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ter um brasileiro à frente da instituição.

Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central, é o primeiro brasileiro a chefiar o banco criado em 1959 e, na noite de amanhã, fará discurso inaugural à frente do BID, onde tomou posse em 19 de dezembro de 2022.

“Pela primeira vez, vamos ter um brasileiro presidente do BID. Muitos recursos poderão vir de lá, especialmente para os municípios mais carentes, como linhas de financiamento, e também para os nossos estados”, disse Tebet, aos jornalistas, quando foi apresentar a secretária de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, Financiamento Externo e Integração Nacional, especialista em direito internacional Renata Amaral.

 

Professora de comércio internacional na faculdade de direito da American University Washington College, Amaral está deixando os Estados Unidos para integrar a equipe do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e, segundo Tebet, a advogada tem ligação “nos pontos-chaves” para colaborar com o novo governo.

Goldfajn foi indicado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para comandar o BID. Durante a transição, o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentou anular a indicação, mas acabou vencido e deixou a equipe do novo governo.

“Aqui, a gente vai ter uma mudança na denominação. Ela possui vasta experiência em direito internacional, econômico, comércio exterior e atuou ativamente em órgãos multilaterais multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Isso é muito importante, essas negociações internacionais e essa conexão com os nossos parceiros nas negociações, tanto regionais como bilaterais”, afirmou Tebet, em referência à nova secretária.

Nova equipe

Além de Amaral, Tebet apresentou o economista e funcionário de carreira do Banco Central Gustavo Gustavo Guimarães, como secretário-executivo da pasta. A cientista política Leany Lemos, ex-secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão nos governos Rodrigo Rollemberg (DF) e Eduardo Leite, chefiará a secretaria de Planejamento.

Para comandar a secretaria do Orçamento Federal, Tebet anunciou o consultor de orçamento, Paulo Bijos, doutorando em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB). E, por último, o economista e professor do Insper Sérgio Fipo será o secretário de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE