SOCIEDADE

Doze dos 14 indicadores de infraestrutura registram alta, diz CNI

Apesar do crescimento, a recuperação no setor de infraestrutura demanda de investimentos, que devem ser prioridade do governo Lula, avalia especialista da CNI

Correio Braziliense
postado em 24/01/2023 17:56 / atualizado em 24/01/2023 18:00
O transporte aéreo de passageiros foi o indicador que registrou maior crescimento no terceiro trimestre de 2022 -  (crédito: Divulgação / Ministério da Infraestrutura)
O transporte aéreo de passageiros foi o indicador que registrou maior crescimento no terceiro trimestre de 2022 - (crédito: Divulgação / Ministério da Infraestrutura)

O setor de infraestrutura brasileiro registrou crescimento em 12 dos 14 indicadores da área entre o segundo e o terceiro trimestres de 2022. A informação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que avalia a alta como a indicação de "uma trajetória de recuperação da demanda" por serviços do tipo no país.

Entre os indicadores em alta, o destaque é para o transporte aéreo de passageiros, que registrou aumento de 18,18% na demanda em comparação ao segundo trimestre de 2022. A expansão do indicador chega a 52,48% se comparada ao terceiro trimestre de 2021.

Para esse nicho do mercado, o próximo desafio a ser superado para avançar no crescimento é “restabelecer o nível de demanda por voos internacionais, após a retomada na procura por voos domésticos”, aponta Ramon Cunha, especialista em infraestrutura da CNI.

Dos 14 indicadores, houve retração apenas no consumo de energia elétrica de unidades não pertencentes à indústria (-1,94%) e no transporte aéreo de cargas (-1,1%). Para Ramon Cunha, os indicadores se recuperam em ritmos diferentes após a pandemia da covid-19 e o início da guerra na Ucrânia.

“Os eventos exógenos observados nos últimos dois anos, como a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, exerceram forte influência na cadeia produtiva nacional. Embora venha ocorrendo a retomada dos níveis de atividade, a magnitude desses efeitos e o ritmo de recuperação das atividades não são os mesmos para todos os setores da infraestrutura”, destaca o especialista.

Para conquistar o crescimento em todos os indicadores, Ramon avalia que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve priorizar investimentos na área, “uma vez que há um enorme déficit de serviços de infraestrutura após a economia brasileira superar as paralisações decorrentes da pandemia”.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE