LISTA DA FORBES

Quatro brasileiros estão entre os 200 mais ricos do mundo; saiba quem são

A pessoa mais rica do Brasil é a bilionária Vicky Safra, viúva do fundador do banco Safra. A lista completa da revista Forbes conta com 50 brasileros

Correio Braziliense
postado em 04/04/2023 15:07 / atualizado em 04/04/2023 15:53
 (crédito: Reprodução/J. Safra Sarasin/Google/Facebook e Arquivo Pessoal)
(crédito: Reprodução/J. Safra Sarasin/Google/Facebook e Arquivo Pessoal)

A revista Forbes divulgou, nesta terça-feira (4/4), a lista das pessoas mais ricas do mundo. Entre os 200 primeiros nomes com maior renda, estão quatro brasileiros, sendo que a bilionária Vicky Safra, viúva do fundador do banco Safra, Joseph Safra, lidera a lista no país. Além disso, o ranking completo, com mais de 2.500 pessoas, conta com 50 brasileiros.

Confira quem são os quatro brasileiros que estão entre os 200 mais ricos do mundo:

  • Vicky Safra: a bilionária aparece na 100ª posição, com patrimônio de U$ 16,7 bilhões
  • Jorge Paulo Lemann: o empresário ocupa 108ª posição, com U$ 15,8 bilhões
  • Marcel Herrmann Telles: o empresário está na 165ª posição, com U$ 10,6 bilhões
  • Eduardo Saverin: o cofundador do Facebook está na 171ª posição, com US$ 10,2 bilhões.

Quem é Vicky Safra, a mulher mais rica do Brasil

Vicky Safra nasceu em 1 de julho de 1952 e tem origem grega. Em 1969, ela se casou com o Joseph Safra — fundador do banco Safra, que é presente em 25 países e é considerado uma das principais instituições de controle privado do país. O banqueiro morreu em 2020, aos 82 anos. Vicky dirige a Fundação Filantrópica Joseph Safra.

Vicky Safra
Vicky Safra (foto: Reprodução/J. Safra Sarasin)

Jorge Paulo Lemann

Nascido em 26 de agosto de 1939, no Rio de Janeiro, o empresário e economista Jorge Paulo Lemann se tornou sócio da corretora de valores Invesco em 1966, mas a empresa faliu em pouco tempo. Depois, o bilionário adquiriu a corretora Garantia e iniciou parceria com os empresários Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, com a fundação da 3G Capital Partners. Em 1982, o trio comprou as Americanas. Nesse ano, a rede varejista pediu recuperação judicial, após constatar "inconsistências contábeis".

Jorge Paulo Lemann
Jorge Paulo Lemann (foto: Google/Reprodução)

Marcel Herrmann Telles

Nascido em 23 de fevereiro de 1950, no Rio de Janeiro, o empresário Marcel Herrmann Telles estudou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e entrou em Banco Garantia em 1972. Em 1989, comprou a cervejaria Brahma, que em 1999 foi fundida com a Antartica para formar a AmBev e que em 2004 foi fundida novamente. Ele também é sócio-fundador da 3G Capital ao lado de Lemann. A empresa é proprietária de companhias nos ramos de alimento, lojas, ferrovias e comércio eletrônico.

 Crédito: Arquivo Pessoal. Marcel Herrmann Telles
Crédito: Arquivo Pessoal. Marcel Herrmann Telles (foto: Arquivo Pessoal)

Eduardo Saverin

Eduardo Luiz Saverin, nascido em 19 de março de 1982, em São Paulo, é um dos cinco cofundadores do Facebook. Ele conheceu Mark Zuckerberg enquanto estava na faculdade. Eduardo é um investidor-anjo, nome dado a pessoas que fazem investimentos com seu próprio capital em startups. Ele se graduou em economia na Universidade de Harvard.

Eduardo Saverin
Eduardo Saverin (foto: Reprodução/Facebook)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vicky Safra, Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Eduardo Saverin
    Vicky Safra, Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Eduardo Saverin Foto: Reprodução/J. Safra Sarasin/Google/Facebook e Arquivo Pessoal
  • Vicky Safra com o marido Joseph Safra (falecido em 2020) em um retrato oficial publicado no site da família
    Vicky Safra com o marido Joseph Safra (falecido em 2020) em um retrato oficial publicado no site da família Foto: JSAFRASARASIN.COM
  • Jorge Paulo Lemann
    Jorge Paulo Lemann Foto: Google/Reprodução
  •  Crédito: Arquivo Pessoal. Marcel Herrmann Telles
    Crédito: Arquivo Pessoal. Marcel Herrmann Telles Foto: Arquivo Pessoal
  • Eduardo Saverin
    Eduardo Saverin Foto: Reprodução/Facebook
  • Vicky Safra
    Vicky Safra Foto: Reprodução/J. Safra Sarasin
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE