Em sua primeira fala após a apresentação do arcabouço fiscal, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, elogiou a nova regra apresentada pelo governo para substituir o teto de gastos — mecanismo para limitar o crescimento das despesas públicas à inflação. “Elimina um risco de cauda para quem achava que a dívida poderia ter uma trajetória explosiva”, disse o dirigente, durante evento promovido pelo Bradesco, na manhã desta quarta-feira (5/4).
“Nossa avaliação é super positiva. Reconhecemos o esforço do governo. Vamos observar como vai se passar o processo de aprovação no Congresso, se vai ter alguma modificação. Para quem avaliava o risco de ter uma trajetória de dívida mais descoordenada, acho que isso foi eliminado”, acrescentou.
- Mesmo sem detalhes, parlamentares já veem problemas na âncora fiscal
- Novo arcabouço fiscal será "bala de bronze" contra os juros, diz Tebet
- Governo deve encaminhar arcabouço fiscal na próxima semana, anuncia Padilha
O presidente do BC ponderou, ainda, que “não existe uma relação mecânica entre fiscal e taxa de juros”. “O importante para a gente é atuar dentro do sistema de metas. Temos uma meta de inflação e olhamos a expectativa”, afirmou.
“O que eu sempre digo é que o custo de combater a inflação é muito duro para a sociedade e tem impactos no curto prazo. Mas o custo de não combater é muito maior no médio e longo prazo”, disse Campos Neto, ao avaliar a trajetória dos juros.
Saiba Mais
- Economia Funttel repassará R$ 1,15 bilhão para projetos de telecomunicações até 2025
- Economia "A palavra final é do ministro Haddad", diz Tebet sobre novo arcabouço fiscal
- Economia Haddad reconhece a necessidade de R$ 150 bilhões para sustentar novo arcabouço
- Economia Haddad sobre possibilidade de parcelamento de compras no Pix: "Inovação"
- Economia Presidente da Febrafite diz que o país está maduro para aprovar reforma tributária
- Economia Tebet diz ao Congresso que reforma tributária é urgente
- Economia Alckmin ligou para Pacheco e pediu votação do Marco Legal das Garantias
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.