OPORTUNIDADE

Concurso da PM do Pará poderá ser retomado sem limitações para mulheres

Certame oferta 4,4 mil vagas, além da formação de cadastro reserva, e limitava 20% das vagas para mulheres

O acordo foi após audiência do conciliação, realizada nesta quinta-feira (23/11) entre a Procuradoria-Geral da República, a PMPA e o governo do estado e a Assembleia Legislativa. -  (crédito: Reprodução/Instagram)
O acordo foi após audiência do conciliação, realizada nesta quinta-feira (23/11) entre a Procuradoria-Geral da República, a PMPA e o governo do estado e a Assembleia Legislativa. - (crédito: Reprodução/Instagram)
postado em 24/11/2023 18:30 / atualizado em 01/12/2023 09:42

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, homologou, nesta sexta-feira (23/11), o acordo para a retomada do concurso público da Polícia Militar do Pará sem a limitação de vagas para mulheres. O acordo foi após audiência do conciliação, realizada nesta quinta-feira (23/11) entre a Procuradoria-Geral da República, a PMPA e o governo do estado e a Assembleia Legislativa, representada por sua procuradora do estado. 

No acordo, também estabeleceram "que, até que sobrevenha nova legislação ou o julgamento de mérito deste feito, o que vier primeiro, os termos do acordo firmado vincularão os concursos futuros para acesso aos cargos da Polícia Militar estadual", afirmou Toffoli. 

As provas do certame foram suspensas por Toffoli, em 17 de novembro, devido à reserva de apenas 20% das vagas para mulheres. Na decisão, o ministro defendeu que não existem justificativas para a discriminação, especialmente se for levada em consideração a histórica exclusão das mulheres no mercado de trabalho. 

O certame oferta 4,4 mil vagas, além da formação de cadastro reserva, sendo 4.000 oportunidades para praças e 400 vagas para oficiais. Os salários variam entre R$ 4.900 e R$ 5.800. 

Outros certames

O debate em torno da restrição da participação de mulheres em concursos da PM iniciou após Cristiano Zanin suspender o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal. Nesta semana, o certame foi retomado. O novo edital, publicado no DODF desta quinta-feira (23/11), modifica a distribuição de vagas e o cronograma do certame.

Em outubro, o concurso da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro também foi suspenso. Recentemente, Zanin homologou o acordo que viabilizava o prosseguimento do certame, sem as restrições de gênero previstas no texto original do edital de abertura.

*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->