ESTADOS UNIDOS

Bolsas de Nova York registram alta no primeiro pregão após posse de Trump

Principais índices norte-americanos reagem a início de segundo mandato do republicano

Após ficarem fechadas devido ao feriado do Dia de Martin Luther King Jr., os principais índices das Bolsas de Valores dos Estados Unidos operam em patamar positivo nesta terça-feira (21/1). O movimento ocorre um dia depois de Donald Trump voltar à Casa Branca.

Por volta de 15h15 (horário de Brasília), o S&P 500, composto por 500 ativos das bolsas de Nova York, registrava um avanço de 0,8%, aos 6.045 pontos. Ao mesmo tempo, o índice Dow Jones avançava em cerca 0,7%, atingindo 43.990 pontos. Já o Nasdaq, que reúne grandes empresas de tecnologia, operava no positivo com crescimento de 0,15%, chegando a 21.615 pontos.

Apesar do avanço das bolsas, o dólar segue oscilando desde a abertura do mercado. Por volta do mesmo horário, o Índice DXY — que mede a força da moeda norte-americana em relação às principais divisas do mundo — registrava leve queda de 0,03%. No Brasil, o câmbio acompanha o movimento do exterior, com o dólar recuando cerca de 0,05%, cotado a R$ 6,03.

Após a cerimônia de posse, Trump afirmou em entrevista coletiva que os Estados Unidos “não precisam” do Brasil e nem de outras nações emergentes. Apesar disso, ressaltou que espera ter uma “grande relação” com o país nos próximos quatro anos de mandato.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

Mais Lidas