Tarifaço

Haddad vê "avenida aberta" para restabelecer relações com os EUA

O ministro disse que conversou com o chanceler Mauro Vieira, antes da reunião com Marcio Rubio marcada para esta quinta-feira (16/10). Segundo titular da Fazenda, chanceler está confiante com as conversas entre os dois países

Mistura entre questões políticas e econômicas foi a
Mistura entre questões políticas e econômicas foi a "coisa mais grave" que ocorreu entre as duas nações nos últimos meses, comentou Haddad - (crédito: Ed Alves CB/DA Press)

Antes do encontro entre o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o chanceler brasileiro demonstrou confiança com a reunião e o andamento das negociações comerciais com o país norte-americano. Os dois conversaram antes do representante do Itamaraty embarcar para Washington. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

“Ele me pareceu bastante confiante no clima que se restabeleceu entre os dois governos. Então, a firma mudou”, disse o ministro da Fazenda, na chegada ao ministério, na manhã desta quinta-feira (16/10). 

Haddad voltou a afirmar que a mistura entre questões políticas e econômicas foi a “coisa mais grave” que ocorreu entre as duas nações nos últimos meses. “Não sei o caminho que nós temos pela frente ainda, mas acredito que esteja aberto uma avenida aí para nós restabelecermos relações cordiais, como sempre tivemos, e isolando essa questão política da questão econômica”, acrescentou.

O ministro da Fazenda cancelou, na semana passada, a viagem que faria aos Estados Unidos para encontros do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A derrota do governo no Congresso Nacional, com a derrubada da MP 1303 fez com que o chefe da pasta priorizasse a agenda interna. 

Apesar de ter se dirigido ao Palácio da Alvorada na noite de quarta-feira, o ministro afirmou que não houve reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com Haddad tendo adiantado que iria se encontrar com Lula “o mais breve possível” após a volta do presidente da Itália.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

  • Google Discover Icon
postado em 16/10/2025 15:45 / atualizado em 16/10/2025 15:47
x