O episódio envolvendo o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB) expõe os riscos de um ambiente bancário altamente competitivo que pode estimular práticas de governança mais frágeis, avalia a Fitch Ratings em relatório sobre o setor financeiro em economias emergentes.
Para a agência de classificação de risco, a corrida por escala e participação de mercado pode empurrar instituições menores a assumir riscos além do adequado, enfraquecendo controles internos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A Fitch destaca que bancos de pequeno porte, sobretudo os que crescem de forma acelerada, costumam subestimar riscos operacionais e operar com estruturas de treinamento e supervisão aquém do necessário.
"A busca por crescimento e ganho de escala pode levar a um apetite por risco mais agressivo, ao afrouxamento dos controles internos ou a estruturas mais frágeis de governança corporativa", destaca o relatório.
Juros
No caso do Brasil, a Fitch avalia que o ambiente de juros elevados deve continuar pressionando a qualidade dos ativos dos bancos por um período prolongado, aumentando a probabilidade de deterioração da carteira de crédito, sobretudo entre instituições com menor capacidade de absorver perdas.
A agência também aponta que o cenário macroeconômico adiciona desafios adicionais ao setor. A política fiscal restritiva, as incertezas em torno do ciclo eleitoral e a trajetória da dívida pública tendem a agravar as perspectivas financeiras dos bancos brasileiros, elevando o grau de cautela dos investidores em relação ao sistema financeiro do país.
Saiba Mais
-
Economia Alckmin discute tarifa chinesa de 55% sobre carne brasileira
-
Economia Dólar cai abaixo de R$ 5,20 e Ibovespa opera em alta antes do Copom
-
Economia ANP agenda vistoria em sonda da Petrobras na Foz do Amazonas
-
Economia Will Bank: saldo em contas de pagamento não tem prazo para reembolso
-
Economia Trump chama de "ótimo" dólar no menor patamar em quatro anos
-
Economia "Vale-peru": Moraes suspende gratificações a trabalhadores dos Correios
