Abuso

Tenista está desaparecida após denunciar ex-político chinês por crimes sexuais

A atleta, que é uma das maiores estrelas do tênis chinês, teria desaparecido alguns dias depois do relato em suas redes sociais

Agência Estado
postado em 11/11/2021 20:52 / atualizado em 11/11/2021 20:52
 (crédito: WILLIAM WEST)
(crédito: WILLIAM WEST)

Uma das maiores estrelas do tênis chinês, Peng Shuai está desaparecida. A mulher desapareceu alguns dias depois de acusar um ex-primeiro-ministro da China, Zhang Gaoli, de 75 anos, de forçá-la a ter relações sexuais alguns anos atrás. Ela postou a acusação em suas redes sociais, mas posteriormente apagou a publicação.

Peng Shuai tem 35 anos e já foi número a primeira do ranking das duplas da WTA. Sua denúncia foi feita através de sua conta no Weibo, rede social chinesa equivalente ao Facebook, que é fortemente fiscalizada pelo governo. Todos seus posts foram derrubados cerca de 20 minutos depois. O termo 'tênis' também foi censurado na plataforma, como meio de conter a polêmica. Tentar postar sobre Peng ou Zhang no Weibo também gera um erro.

A notícia da denúncia da atleta ocorreu no início do mês (03/11) e desde então não se sabe o paradeiro de Peng Shuai, que tinha se tornado referência no cenário esportivo após vencer o torneio de duplas na França em 2014.

China já esteve envolvida em outros casos de abuso sexual antes, no entanto, este é o primeiro caso envolvendo uma personalidade pública tão importante.

No dia 3 de novembro, durante coletiva de imprensa, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pequim se recusou a falar no assunto e disse que não ouviu falar sobre o caso e que não se trata de uma questão diplomática. Zhang era vice-primeiro-ministro na capital da China e foi um dos pilares do governo.

Na publicação apagada, Peng Shuai contou que ela e Zhang, que é casado, estiveram envolvidos em um caso extraconjugal em 2011, quando se conheceram em Tianjin. Ela detalhou a única relação que tiveram no decorrer daquele ano. Deixa a entender também que houve uma segunda relação pouco antes dele ser promovido e se ver obrigado a cortar relações com a atleta.

O político teria retomado o caso em 2018, quando deixou sua vida pública. Ele convidou a tenista para um jantar com sua esposa e foi onde a coagiu a fazer sexo. Peng contou que chorou e resistiu até finalmente acabar cedendo a Zhang. A partir de então, seguiu-se um novo caso de três anos, descrito pela jogadora como 'desagradável'. Na publicação, ela revelou não ter evidências pois o político a obrigou a manter máxima descrição na relação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.