Futebol Local

Guia do Candangão 2022 — veja detalhes do torneio e dos times participantes

Principal competição do Distrito Federal começa neste sábado (22/1) com dez clubes envolvidos. Novidades na organização do torneio elevam expectativa por uma edição histórica

Danilo Queiroz
Júlia Mano*
Victor Parrini*
postado em 21/01/2022 19:29 / atualizado em 21/01/2022 19:41
 (crédito: Pedro Brandão/@iampedrobrandao/Candangão)
(crédito: Pedro Brandão/@iampedrobrandao/Candangão)

Modificado para ter disputa mais intensa nos gramados e sob uma nova nomenclatura para ser rentável financeiramente, o Campeonato Candango de 2022 entra em cena recheado de novidades e com a expectativa de, enfim, ser uma das melhores edições do certame local. De sábado (22/1) até 2 de abril, dez clubes da elite fazem a bola rolar nas canchas da capital federal e se enfrentam em busca do status de ser o melhor time do futebol do Distrito Federal. No esquenta do torneio, o Correio apresenta seu guia da competição com detalhes dos participantes.

Ao contrário dos últimos anos, quando passou por polêmicas de manipulação de resultados e regulamentos que deixavam a disputa inicial monótona, o formato da competição (leia mais no fim do guia) promete deixar as coisas quentes em campo dos primeiros aos últimos jogos. Em nove rodadas, Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Luziânia, Paranoá, Santa Maria, Taguatinga e Unaí jogam entre si com o principal objetivo de chegar ao quadrangular semifinal. O fantasma do rebaixamento rodeia os concorrentes com a garantia de levar dois para a divisão de acesso.

Fora de campo, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) se esforçou para dar uma identidade para o Candangão antes mesmo de a bola rolar. Com identidade visual definida e repleta de referência à capital federal, o torneio local começa com o troféu de campeão apresentado, algo visto poucas vezes na história da competição. Neste ano, com os naming rights vendidos para o Banco de Brasília (BRB), o certame também irá recompensar financeiramente os melhores times da temporada. Mais do que isso, o patrocínio com a instituição pública tenta resgatar a credibilidade do futebol regional.

Mesmo com problemas para liberar todos os estádios do Distrito Federal — somente o Mané Garrincha, o Abadião, o JK e o Defelê serão opções no quadradinho, além de Serra do Lago, Diogão e Urbano Adjuto no Entorno —, as arquibancadas voltaram a pulsar com os torcedores. Com a pandemia de covid-19, o futebol local passou quase dois anos sendo disputado com portões fechados. A última rodada com venda de ingressos foi no longínquo 8 de março de 2020. Neste ano, pelo menos nas primeiras rodadas, o grito de incentivo dos torcedores está garantido.

Disputado em uma janela de dois meses e meio devido ao calendário apertado ofertado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Campeonato Candango entra na reta de partida com a real expectativa de ser diferenciado. Pelos motivos citados e diversos outros relacionados às expectativas em torno do desempenho das equipes, os torcedores locais esperam uma temporada repleta de emoção nos gramados da capital federal. Resta ver se, desta vez, o torneio de 2022 entregará tudo o que promete para, enfim, ser a melhor edição de todos os tempos.

Leia a introdução de cada participante e clique no link para saber mais detalhes do seu time do coração!

BRASÍLIA

Dono de oito canecos do Campeonato Candango, o Brasília retorna à elite do Distrito Federal após cinco anos atolado na segunda divisão. Em 2021, o Colorado foi vice-campeão do Segundinha, ficando atrás apenas do Paranoá. Agora, na volta ao mais alto escalão do futebol local, o Colorado espera retomar os caminhos de glórias e vitórias. Para isso, repatriou o técnico Luís Carlos Souza, campeão da Copa Verde pelo clube em 2014.

Clique e veja o elenco e outros detalhes do Colorado para a disputa

BRASILIENSE

Atual campeão candango, o Brasiliense abre os trabalhos de 2022 com o status de franco favorito ao troféu local. A campanha na edição anterior do torneio caseiro, a manutenção de parte do elenco e o investimento em peças novas são os principais trunfos da equipe comandada pelo técnico Reinaldo Gueldini, técnico de larga experiência no futebol local e que, mais uma vez, participará do torneio à beira do gramado.

Clique e veja o elenco e outros detalhes do Jacaré para a disputa

CAPITAL

Em busca da consolidação no cenário local, a experiência é a principal aposta do Capital para a disputa do Campeonato Candango. A Coruja investiu em peças importantes como o zagueiro Emerson, tricampeão pelo Gama, o conhecido atacante Rafael Grampola, o volante Sandy, ex-Brasiliense, além do técnico Vilson Tadei, dono dos últimos três canecos do torneio mais importante do Distrito Federal.

Clique e veja o elenco e outros detalhes da Coruja para a disputa

CEILÂNDIA

Atual vice-campeão candango, o Ceilândia inicia a nova temporada do torneio local com sede para se manter entre os principais times do Distrito Federal. Para isso, aposta no planejamento. O plantel alvinegro se apresentou no reformado Centro de Treinamento Cidade do Gato, em 14 de dezembro. Ao todo foram cinco semanas de preparação para o primeiro compromisso do ano: o Campeonato Candango.

Clique e veja o elenco e outros detalhes do Gato Preto para a disputa

GAMA

Maior campeão do Distrito Federal com 13 títulos, o Gama encara o Campeonato Candango como trivial para a sua sequência nos próximos anos. Devido à campanha na edição anterior do torneio local, o alviverde não conseguiu garantir vaga na Série D do Brasileiro deste ano. Portanto, chegar à final da competição caseira — único compromisso alviverde na temporada — é de extrema importância, pois pode garantir fôlego ao clube durante a árdua caminhada.

Clique e veja o elenco e outros detalhes do Periquito para a disputa

LUZIÂNIA

Bi-campeão do futebol do Distrito Federal, o Luziânia começa a temporada sob dúvidas de sua torcida. Nos dias que antecederam o início do Campeonato Candango, o clube enfrentou problemas durante a preparação, mas garante que chegará forte para briga com os principais clubes do torneio local. Para isso, a meta da equipe do entorno do Distrito Federal é buscar evoluir jogo a jogo.

Clique e veja o elenco e outros detalhes do Igrejinha para a disputa

PARANOÁ

Com o status de campeão da segunda divisão candanga, o Paranoá retorna à elite local almejando grandes feitos e, enfim, finalizar o efeito sanfona. Aquele que faz o time subir para a elite, mas amargar o rebaixamento logo em seguida. Comandada pelo técnico Klésio Moraes, a Cobra Sucuri iniciou a preparação para o principal torneio do Distrito Federal ainda em dezembro — dois meses após o título da divisão de acesso — para ter um futuro melhor.

Clique e veja o elenco e outros detalhes da Cobra Sucuri para a disputa

SANTA MARIA

Após passar por maus bocados na temporada 2021 e flertar com o rebaixamento, o Santa Maria quer ter mais tranquilidade no novo ano. A Águia chega para a edição de 2022 do Campeonato com a expectativa interna de surpreender positivamente. O time foi totalmente reformulado para disputar a competição local e começou os trabalhos da pré-temporada ainda em outubro.

Clique e veja o elenco e outros detalhes da Águia grená para a disputa

TAGUATINGA

Após bater na trave dois anos consecutivos e cair nas quartas de finais, o Taguatinga vai chegar para o Campeonato Candango de 2022 com um nome de peso na beira do gramado. Em dezembro de 2021, o time azul e branco anunciou a contratação do técnico Luiz Carlos Prima. O clube renovou também todo o restante da comissão técnica para levar mais experiência para o Centro de Treinamento Ninho da Águia.

Clique e veja o elenco e outros detalhes da Águia azul e branca para a disputa

UNAÍ

O esquadrão mineiro chega em 2022 para mais uma participação no Campeonato Candango. Agora sob a batuta do técnico Guiba, o Unaí almeja crescimento no cenário. Figurinha carimbada na elite local, a equipe pensa em chegar à fase derradeira da competição para expandir as possibilidades de título. Após ventilar um sonho impossível de contar com o atacante Diego Costa, ex-Atlético-MG, o clube coloca os pés no chão para mostrar o que sabe nas quatro linhas do gramado.

Clique e veja o elenco e outros detalhes da Periquito mineiro para a disputa

Taça do principal torneio de clubes do Distrito Federal será disputada por dez clubes entre 26 de janeiro e 2 de abril
Taça do principal torneio de clubes do Distrito Federal será disputada por dez clubes entre 26 de janeiro e 2 de abril (foto: Pedro Brandão/@iampedrobrandao/Candangão)

Regulamento

O principal torneio do Distrito Federal promete uma disputa quente e com fortes emoções. Diferente da edição anterior, o Candangão 2022 contará com 10 clubes e terá uma primeira fase mais enxuta, com nove rodadas, em formato todos contra todos. Os quatro melhores avançarão ao quadrangular semifinal, realizado em jogos de ida e volta, enquanto os dois piores da etapa inicial amargarão o rebaixamento. Por fim, o grande campeão da capital federal será conhecido após dois jogos.

Além da glória local, o Candangão é vital para as equipes, pois garante calendário nacional para a temporada seguinte. O campeão carimba vaga direta para a Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto o vice jogará a fase preliminar da quarta divisão. Os dois mais bem colocados da competição caseira também ganham o direito de disputar a Copa Verde e Copa do Brasil do próximo ano.

Transmissão

Em 2022, o Campeonato Candango mudará de casa na TV aberta. Após um acordo da Federação de Futebol do Distrito Federal com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), o torneio local será transmitido na TV Distrital, o canal da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A expectativa é a veiculação de uma partida, sempre nas tardes de sábado. O jogo da 1ª rodada será entre Ceilândia e Gama, às 15h30. Depois, na quarta-feira (26/1), o clássico entre Gama e Brasiliense será a atração, às 20h.

Campeonato Candango 2022
1ª rodada
22 de janeiro (sábado)
15h30 Capital x Taguatinga (JK)
15h30 Ceilândia x Gama (Abadião)

23 de janeiro (domingo)
15h30 Brasiliense x Paranoá (Abadião)
15h30 Luziânia x Brasília (Serra do Lago)
15h30 Unaí x Santa Maria (Urbano Adjuto)

*Estagiários sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação