ESPORTES

Brasileiro de 21 anos é um dos favoritos para Mundial de Atletismo

O Atleta vem subindo de patamar e quebrando as próprias marcas na temporada com a meta principal de chegar bem ao Mundial de julho

Danilo Queiroz
postado em 30/05/2022 06:00
 (crédito: Soobum Im/AFP)
(crédito: Soobum Im/AFP)

Medalhista de bronze nos 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, disputados em 2021, o brasileiro Alison dos Santos segue aumentando o nível de competitividade. Após a histórica conquista no Japão, o barreirista de 21 anos começou a temporada acumulando excelentes tempos e resultados nas pistas. O desempenho acima da média aumenta a expectativa por uma boa apresentação na principal competição de 2022: o Mundial de Atletismo, em Oregon, nos Estados Unidos, entre 15 e 24 de julho. Pelos primeiros resultados, ele desponta como um dos favoritos.

Se ainda não está correndo na marca de 46s72, que lhe garantiu a medalha olímpica em 2021, Piu, como é carinhosamente chamado, vem subindo de patamar e quebrando as próprias marcas na temporada com a meta principal de chegar bem ao Mundial de julho. Em 2022, Alison dos Santos correu quatro provas. O brasileiro começou o ano em abril com o segundo lugar no USATF Golden Games, na Califórnia, nos Estados Unidos, mas competindo nos 400m rasos. A disputa, inclusive, precedeu a volta do atleta às provas da mesma distância com barreiras.

É nela que Alison dos Santos vem demonstrando plena evolução. A cada entrada na pista, os recordes da temporada são derrubados. Ainda em abril, o brasileiro competiu nos 400m com barreira no Meeting de Des Moines, em Iowa, nos Estados Unidos, e ficou com o segundo lugar, com tempo de 48s41. Na Diamond League, a série anual de competições de atletismo, o brasileiro brilhou em duas etapas. Em 13 de maio, faturou o ouro da etapa de Doha, no Qatar, com a marca de 47s24, a melhor do ano na ocasião. O índice, porém, durou duas semanas.

No último sábado, Alison foi ainda mais veloz. Na etapa de Eugene, nos Estados Unidos, da Diamond League, o brasileiro voltou a dominar os 400m com barreiras com uma nova melhor marca de 2022: o ouro veio com o tempo de 47s23. Com 16 pontos, ele lidera a corrida pelo diamante. Em plena evolução física e técnica, Piu planeja chegar em julho ainda melhor. A meta para Oregon é bater a marca de 46s78. "Quero chegar à minha melhor forma na final dos 400m com barreiras em Oregon. Tínhamos uma tabela, estudos para chegar nessa marca", avaliou o medalhista olímpico de bronze.

De olho em uma boa preparação para o Mundial de Atletismo, Alison dos Santos estabeleceu o solo americano como base da temporada outdoor. Ele está no país da América do Norte desde março. "O objetivo é ter mais atenção, concentrar 100%, na alimentação, descanso e treino," comentou. "Tenho de repetir o que venho fazendo de bom e acho que posso ser mais rápido. Melhorar o início de prova e otimizar onde temos mais dificuldades", prospectou o brasileiro.

O rival

Toda a preparação tem um objetivo claro: bater o velocista norueguês Karsten Warholm, principal nome da disputa dos 400m com barreiras. O atleta de 26 anos é o dono do recorde mundial da modalidade com 45s94, marca estabelecida durante a etapa de Oslo da Diamond League. Foi ele, também, quem conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. No Mundial de Atletismo, o norueguês é soberano: venceu as duas últimas edições, em Londres-2017 e Doha-2019. O grande concorrente de Alison não esteve nas disputas de 2022.

Piu, porém, tirou o peso de uma disputa pessoal contra o norueguês. Para o brasileiro, há outros nomes da atual geração com potencial de fazer bonito na principal disputa da temporada no atletismo, entre eles os americanos Kallifah Rosser e Quincy Hall, que completaram o pódio de Alison na etapa da Diamond League em Eugene e irão competir em casa. "São cinco ou seis atletas correndo muito. Não estamos vendo a história, estamos fazendo história. Estou muito feliz de estar no meio desta geração", destacou o brasileiro.

Mesmo com a forte concorrência, Alison dos Santos segue enumerando motivos para se concretizar como um dos maiores nomes do Brasil nos 400m com barreiras. Vivendo o segundo ciclo olímpico da carreira em direção a Paris-2024, o brasileiro, eleito o melhor do atletismo brasileiro pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e vencedor do Prêmio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em 2021, vem se superando a cada apresentação nas pistas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação