Com uma arte envolvendo inteligência artificial e muito mistério, com direito a uma imagem com a medalha de campeão olímpico, o Fortaleza anunciou a contratação do goleiro Santos após uma longa negociação com o Flamengo. O jogador, inclusive, usou as redes sociais para se despedir do clube rubro-negro, com quem teve o contrato rescindido.
"Hoje se encerra meu ciclo vestindo a camisa do Flamengo. Gostaria de agradecer a Deus e a todos por esse tempo juntos, onde pude conquistar títulos importantes e desfrutar de vestir a camisa de um dos maiores clubes do mundo. Entre momentos bons e ruins, a certeza de que sempre busquei dar meu melhor para defender a camisa rubro-negra. Agora são novos desafios. Obrigado, nação", disse o goleiro, que é aguardado em Fortaleza para ser apresentado oficialmente.
Santos chega por definitivo ao Fortaleza e assinou um contrato até o final de 2026. Ele brigará pela titularidade com João Ricardo e Maurício Kozlinski. Sua contratação foi um pedido do técnico Juan Vojvoda após a saída de Fernando Miguel, que se transferiu para o rival Ceará.
"Vem para o Fortaleza para uma disputa saudável com João Ricardo, Koszlinki e Bruno Guimarães, vai ser muito bem acolhido pelo grupo. Ele também foi opção número um do Vojvoda para a reposição de goleiros, nós trabalhamos com esse nome, todo mundo acompanhou o grande trabalho que foi realizado. Como sempre digo, perto da trave têm que ter o centroavante e o goleiro no mais alto nível possível porque decide jogo e classificação, e o Santos vem nesse nível para colaborar com o Fortaleza nos próximos anos", afirmou o CEO do clube, Marcelo Paz.
A operação de compra do jogador foi de aproximadamente R$ 5 milhões junto ao Flamengo. O valor será pago em dois anos: a primeira metade em 2024 e a outra em 2025, com a possibilidade de mais US$ 300 mil através da performance do atleta.
Santos tem 33 anos e ficou mais de uma década no Athletico-PR, entre os anos de 2008 e 2022, sendo neste período campeão olímpico com a seleção brasileira em Tóquio, em 2020. Foram mais de 250 jogos pelo clube paranaense.
Em 2022, foi contratado pelo Flamengo para substituir Diego Alves. Na primeira temporada pelo clube rubro-negro e a única como titular, participou de 37 jogos e sofreu apenas 24 gols, não sendo vazado em 18 oportunidades. Foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, sob o comando de Dorival Júnior. Ao todo, foram 63 jogos.
"Estamos muito felizes com a contratação do goleiro Santos, um jogador de primeiro nível no futebol sul-americano. Foi campeão da Libertadores, da Sul-Americana, da Copa do Brasil e das Olimpíadas. Quase sempre sendo titular absoluto nessas competições, participando de jogos decisivos de alto nível. Um jogador que tem uma conduta irretocável, é uma grande pessoa, um grande cidadão e um atleta que está entre os melhores da sua posição no Brasil", disse o dirigente.
O Fortaleza inicia sua trajetória no Campeonato Cearense no dia 20 de janeiro (sábado), às 16h40, diante do Horizonte, na Arena Castelão.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br