O Brasileirão continua o próprio curso rumo à 38ª e derradeira rodada. Em mais um fim de semana com uma nova dezena de partidas, a 15ª jornada do campeonato mais amado do Brasil chega com dois confrontos no sábado (7/7) e oito no domingo (8/7).
Dessa vez, o atual líder do campeonato Flamengo será um dos responsáveis por abrir a leva de embates. Às 20h do sabadão, o Rubro-Negro carioca receberá o Cuiabá no Maracanã. Caso vença e conte com tropeço do vice-líder Botafogo, poderá abrir vantagem de seis pontos na ponta da tabela. No mesmo horário, o quinto colocado São Paulo e o sétimo Red Bull Bragantino duelam por um espaço no G-4. Apenas dois pontos separam os rivais estaduais.
O destaque do domingo fica com o encontro entre Palmeiras e Bahia. Às 18h30, terceiro e quarto colocados protagonizarão um confronto direto. Ambos possuem campanha parecida. São 27 pontos para cada, com oito vitórias, três empates e três reveses. No saldo de gols, os donos da casa da partida ficam à frente apenas pelo saldo de gols.
Ainda no domingo, outros enfrentamentos também são dignos de menção. Alguns deles, inclusive, entre grandes times do país. Em busca do G-6, o Cruzeiro recebe o 17º colocado Corinthians, às 16h.
No mesmo horário, Fortaleza e Fluminense se enfrentam como personagens de histórias opostas na classificação. Às 18h, Internacional e Vasco rivalizam. Às 20h30, os rubro-negros Botafogo e Atlético-MG fecham a jornada da vez. A seguir, veja os detalhes responsáveis por compor a 15ª rodada do Brasileirão 2024.
São Paulo x RB Bragantino
O duelo paulista é definidor na briga por uma vaga na parte de cima da tabela. O Bragantino busca retornar à zona de classificação para a Libertadores e em caso de vitória deixaria até o adversário da partida para trás. Já o São Paulo tem a chance de tomar a quarta colocação do Bahia. As duas equipes tem desfalques das duas principais peças de ataque, Calleri do lado do time da casa e Helinho do lado visitante. O Tricolor vive um momento de melhora e acumula uma sequência de três vitórias. O Braga, apesar de também ter conquistado os três pontos na última rodada, tem certa instabilidade no retrospecto recente, com um triunfo, uma derrota e um empate.
Data: sábado (6/7), às 20h.
Local: MorumBIS, São Paulo.
Transmissão: Premiere
Prováveis escalações:
São Paulo
Jandrei; Igor vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Alisson; Wellington Rato, Luciano e Lucas; André Silva. Técnico: Milton Cruz (auxiliar).
RB Bragantino
Cleiton; Nathan Mendes, Pedro Henrique, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom, Eric Ramires (Lucas Evangelista) e Lincoln; Vitinho, Eduardo Sasha e Henry Mosquera. Técnico: Pedro Caixinha.
Flamengo x Cuiabá
Há três pontos do segundo colocado, o time carioca se firmou na liderança por mais uma rodada após a goleada por 4 x 1 em cima do Atlético-MG. Desde o começo da Copa América o time rubro-negro tem desfalque de quatro jogadores, porém isso não impediu de somar 12 pontos. O aproveitamento cuiabano, por outro lado, está em decadência. A equipe havia conquistado goleadas que os concederam a saída do Z-4, mas nos últimos três duelos o Dourado foi derrotado e se reaproxima da zona vermelha. Além disso, Raylan, Filipe Augusto e André Luís foram suspensos no último jogo e desfalcarão o elenco verde e amarelo.
Data: sábado (6/7), às 20h.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Transmissão: Premiere.
Prováveis escalações:
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Lorran e Gerson; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite.
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Denilson, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Clayson e Isidro Pitta. Técnico: Petit.
Fortaleza x Fluminense
Apesar do tropeço na última rodada, o Fortaleza segue a dois pontos do G-6. Caso o Leão triunfe, pode recuperar a perda do meio de semana e pular três posições. Já o Fluminense segue vivendo no sufoco. Sem ganhar desde 13 de maio, mesmo que vença o duelo o Tricolor Carioca permanece na lanterna do campeonato. No último jogo o atual campeão da América conquistou um empate, o melhor resultado em sete rodadas. Além do duelo com a bola, as duas equipes brigam no alto número de desfalque, sete do lado cearense e 10 por parte do time carioca.
Data: domingo (7/7), às 16h.
Local: Arena Castelão, Fortaleza.
Transmissão: Premiere
Prováveis escalações:
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Lucas Sasha e Pochettino; Pikachu, Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos, Thiago Santos e Esquerdinha; Gabriel Pires, Martinelli, Alexsander e Ganso; Keno e Cano. Técnico: Mano Menezes.
Juventude x Grêmio
Mesmo com duas derrotas seguidas, o Juventude segue flertando com a primeira parte da tabela, há apenas três pontos da 10ª colocação. O Grêmio empatou na rodada do meio da semana e aproveitou a derrota do Atlético Goianiense para respirar e subir uma posição, mas permanece na zona de rebaixamento. Esta será a quarta vez que os dois times gaúchos se encontram em 2024. Pela final do Gauchão, o tricolor derrotou o alviverde por 3 x 1 depois do empate sem gols no jogo de ida. A equipe de Caxias briga para quebrar o jejum de mais de três anos sem vitória contra o rival estadual.
Data: domingo (7/7), às 16h.
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
Transmissão: Premiere
Prováveis escalações:
Juventude
Gabriel; João Lucas, Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gabriel Taliari. Técnico: Roger Machado.
Grêmio
Rafael; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Pavon, Edenilson e Gustavo Nunes; Cristaldo. Técnico: Renato Gaúcho.
Cruzeiro x Corinthians
O time celeste brigava por uma vaga no G-4, mas perdeu o ritmo de embalo e agora tenta subir da oitava colocação. A situação do Corinthians, contudo, é mais delicada. O clube paulista conquistou a primeira vitória na última rodada após ficar nove rodadas sem levar os três pontos. Por mais que ainda esteja na zona de rebaixamento, o resultado ajudou a equipe alvinegra a ficar empatado com o 16º colocado. Porém o Cruzeiro tem a vantagem da casa, já que não perdeu nenhum jogo como mandante nesta temporada.
Cruzeiro
Anderson; Willian, Zé Ivaldo, Neris, Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro; G. Veron, Arthur Gomes e Matheus Pereira. Técnico: Fernando Seabra.
Corinthians
Matheus Donelli; Léo Maná, Cacá, Gustavo Henrique, Hugo; Raniele, Ryan, Rodrigo Garro, Igor Coronado; Wesley e Yuri Alberto.
Inter x Vasco
Após ficar afastado de casa devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul, o Inter volta a jogar no Beira-Rio. O último jogo no estádio foi pela 4ª rodada. Exatamente no meio da tabela, o Colorado busca definir melhor a situação na temporada. Mas o momento cruz-maltino pode dificultar a ascensão oposta. O Vasco está obtendo sucesso na briga pelo distanciamento da zona de rebaixamento e, na última rodada, venceu e pulou para os 14 pontos.
Internacional
Fabrício; Igor Gomes, Mercado, Robert Renan, Renê; Rômulo, Bruno Henrique, Bruno Gomes, Wanderson; Alan Patrick e Alario. Técnico: Eduardo Coudet.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Rojas, Léo, Victor Luís; Mateus Carvalho, Sforza (Zé Gabriel), JP; Adson, Rayan (Rossi) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva (interino).
Vitória x Criciúma
Apesar da derrota contra o Corinthians, o Vitória conseguiu se segurar fora do Z-4, mas o tropeço deixou time baiano empatado com o 17º colocado. O Criciúma, por outro lado, conquistou os três pontos no meio da semana e terminou a rodada entre os 12 primeiros, na zona de classificação para a Sul-Americana. Os dois times se encontram na Série A depois de 10 anos, contudo, meio tempo, duelaram seis vezes na segunda divisão.
Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Caio Vinícius, Wagner Leonardo, Lucas Esteves; Luan, Léo Naldi, Matheusinho; Janderson, Zé Hugo e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Criciúma
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Walisson Maia, Miguel Trauco; Barreto, Ronald, Marcelo Hermes, Matheusinho; Bolasie e Eder. Técnico: Cláudio Tencati.
Atlético-GO x Athletico PR
Sem vencer há seis rodadas, o time goianiense se dificulta cada vez mais na briga pela saída da zona de rebaixamento. Apesar de disputar a partida em casa, o adversário que tem pela frente deve difiicultar novamente o busca pelos três pontos. Apesar do tropeço na última rodada, o Furacão fecha o G-6. No confronto direto, a última vez em que o Dragão saiu vitorioso foi em abril de 2007, pela Copa do Brasil, após isso foram 11 vitorias paranaenses e quatro empates.
Atlético-GO
Ronaldo; Maguinho, Luiz Felipe, Adriano Martins e Guilherme Romão; Lucas Kal, Roni, Baralhas (Alejo Cruz) e Shaylon; Luiz Fernando e Emiliano Rodríguez. Técnico: Vagner Mancini.
Athletico-PR
Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho, Christian e Zapelli; Julimar e Mastriani. Técnico: Juca Antonello.
Palmeiras x Bahia
O time paulista e o baiano protagonizam um duelo de gigantes, em briga no G-4. Após o Palmeiras ter ficado apenas com o empate e o Bahia a vitória na última rodada, o alviverde deixou com que o Tricolor de Aço empatasse a pontuação na tabela. Os dois também tem o mesmo número de pontos que o segundo colocado, o Botafogo, então, ainda um deles ainda pode se instalar como no vice-líder.
Palmeiras
Weverton; Mayke, Naves, Gustavo Gomez, Piquerez ; Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Raphael Veiga; Estêvão, Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Botafogo x Atletico MG
Empatado com o terceiro e quarto colocados, o time carioca procura confirmar a permanência na segunda colocação. Além de obter a vantagem como mandante, o adversário chega à partida atropelado. O Atlético foi goleado pelo Flamengo por 4 x 1 e caiu uma colocação na tabela, indo para a segunda metade. O time mineiro não vence há duas rodadas, ao contrário do carioca, que não perde há três.
Botafogo
John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos, Cuiabano; Marlon Freitas, Danilo Barbosa; Luiz Henrique, Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.
Atlético-MG
Matheus Mendes; Mariano, Bruno Fuchs e Igor Rabelo, Battaglia, Otávio, Igor Gomes, Cadu e Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br