EVITAR FALAR ESPANHOL

Jornal cria cartilha para torcedores do Racing evitarem emboscadas no RJ

Botafogo e Racing se enfrentam nesta noite (27/2), no Nilton Santos, em busca do título da Recopa Sul-Americana

Botafogo e Racing se enfrentam nesta noite, 27, no Nilton Santos, em busca do título da Recopa Sul-Americana -  (crédito: Foto: Vitor Silva/BFR)
Botafogo e Racing se enfrentam nesta noite, 27, no Nilton Santos, em busca do título da Recopa Sul-Americana - (crédito: Foto: Vitor Silva/BFR)

Em busca de mais um título continental para sua galeria, o Racing regressa ao Rio de Janeiro sob um misto de sentimentos. Há o vislumbre com a possibilidade de viver um novo momento histórico, mas, em contrapartida, há o temor com outra visita à cidade que "se torna muito perigosa para os torcedores visitantes". Não à toa, o jornal local ‘Olé’ promoveu uma espécie de cartilha para ‘proteger’ os fãs das ’emboscadas cariocas’.

Leia também: Torcedores do Racing são baleados em assalto no Rio

Cerca de 80 ônibus devem chegar ao Rio até a noite desta quinta-feira, 27, com argentinos – além dos turistas que se deslocaram de avião – para acompanhar a decisão contra o Botafogo, no Nilton Santos. Muitos desses torcedores ficarão do lado de fora do estádio e foram à capital carioca para curtir o clima de festa junto aos que garantiram as três mil entradas.

Além do temor pelos episódios recentes envolvendo brasileiros e argentinos, o jornal ainda alerta para o período de carnaval. Ou seja, um movimento três vezes maior ao habitual em período de Libertadores, por exemplo. “Se espera, para este fim de semana, seis milhões de pessoas entre locais e turistas nas ruas cariocas”.

  • Momento em que o atacante Jean Dias dá puxão no árbitro Lucas Casagrande Foto: Reprodução
  • Wilmar Roldán empurra Rodrigo Garro, do Corinthians, gerando revolta nas redes sociais
    Wilmar Roldán empurra Rodrigo Garro, do Corinthians, gerando revolta nas redes sociais Foto: Reprodução
  • O técnico Adelson de Almeida tentar repetir o feito de 2022, quando levou o Ceilândia à terceira fase da Copa do Brasil: eliminou Londrina e Avaí antes da eliminação contra o Botafogo
    O técnico Adelson de Almeida tentar repetir o feito de 2022, quando levou o Ceilândia à terceira fase da Copa do Brasil: eliminou Londrina e Avaí antes da eliminação contra o Botafogo Alan Rones
  • O acesso ao estádio com reconhecimento facial foi experimentado na Copa São Paulo de Futebol Júnior e será testado nesta quinta-feira, no Abadião, em Ceilândia
    O acesso ao estádio com reconhecimento facial foi experimentado na Copa São Paulo de Futebol Júnior e será testado nesta quinta-feira, no Abadião, em Ceilândia Divulgação/Bip Futebol
  • O acesso ao estádio com reconhecimento facial foi testado nas 32 sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior e será avaliado nesta quinta-feira, no Abadião
    O acesso ao estádio com reconhecimento facial foi testado nas 32 sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior e será avaliado nesta quinta-feira, no Abadião Divulgação/Bip Futebol

“A arte de viver com fé, sem saber com fé no que. Ainda que haja um clima de alegria sem fim por Copacabana, Leblon e Ipanema (…), isso se trata de um sinal vermelho de alerta. Se comportar bem e aproveitar os dias: única opção do Racing no Rio de Janeiro”, dizia um trecho da matéria do Olé.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Cartilha e outros alertas

“Com um olho no campo e outro na segurança”, o jornal dá conselhos para os adeptos não “sofrerem uma emboscada” devido aos “fantasmas de violência” da cidade. Eles se referem não só ao episódio contra o Flamengo, em 2023, mas especialmente ao ocorrido em outubro de 2024 com torcedores do Peñarol – às vésperas do jogo contra o Botafogo. Os argentinos tratam a confusão na praia do Recreio como “repressão vergonhosa”, fruto de um “tratamento desigual”.

Assim, o jornal segue com a ‘cartilha’ e aconselha que os argentinos evitem andar com materiais relacionados à partida visíveis; combinem um valor extra com motoristas de aplicativos para saída do estádio com segurança e, por fim, nunca confiem na polícia militar da cidade. Há, ainda, o adendo para “evitar falar espanhol”.

“A legislação, vigente há poucos meses, tem uma determinação das penas desproporcionais. Na legislação brasileira, um ato racista é mais grave que um soco”, esclareceu Jorge Barrera, ex-presidente do Peñarol e advogado criminalista.

“Se portar bem para garantir segurança”

O jornal reforça o alerta em ao menos outras duas matérias sobre a Recopa Sul-Americana. “Em 2023, tivemos problemas quando visitamos o Flamengo, também do Rio. Em 2024, nossa gente passou por maus bocados em São Paulo, contra o Corinthians, e os uruguaios no Rio, contra o Botafogo. A violência no Brasil é um mal endêmico e acontece onde quer que seja. Cada clube argentino tem uma história triste para contar”, dizia um trecho de outra matéria.

“Em meus 30 anos como advogado criminalista e em minha longa experiência como gestor, nunca vi que, quando ocorrem incidentes, todos os detidos sejam de um lado. Nenhum cidadão brasileiro foi morto. Se há uma luta, há dois lados. Lá, não”, prosseguiu Barrera ao Olé.

“Fale o mínimo possível para que não percebam que vocês estão falando em espanhol. Não devemos confiar nos militarizados. Devemos ter o máximo de cuidado conosco”, concluiu.

Torcedores do Racing são baleados

Dois adeptos do clube argentino se tornaram vítimas de assalto na última quarta-feira, 26, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo relatos, os homens estavam na companhia de familiares quando criminosos abordaram um deles e levaram seu cordão. Na sequência, antes de deixar o local, efetuaram disparos contra a dupla.

O Botafogo lamentou o ocorrido através de um comunicado nas redes sociais. “(…) O Clube, contudo, já entrou em contato com a diretoria do Racing colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário.”

Botafogo x Racing

O Botafogo recebe o Racing nesta quinta-feira, 27, no Nilton Santos, para o confronto de volta da Recopa Sul-Americana. Os argentinos chegam para o duelo com dois gols de vantagem e podem, portanto, perder por até um que ainda se tornam campeões. A bola rola a partir de 21h30.

Redação Jogada10
RJ
postado em 27/02/2025 11:36 / atualizado em 27/02/2025 11:47
x