
Thiago Silva está vivendo uma fase de referência técnica do Fluminense. De volta ao time tricolor no ano passado após uma passagem de 15 anos no futebol europeu, o zagueiro amplifica a fama de ídolo no Rio de Janeiro. No entanto, no duelo de hoje, às 16h, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o camisa três poderá reviver os tempos de Velho Continente no reencontro com a antiga rival Internazionale de Milão, no Bank of America Stadium, em Charlotte, nos Estados Unidos.
Quando saiu do Fluminense em 2009, Thiago Silva passou a defender a camisa do Milan. O clube rossonero faz, junto com a Inter, um dos clássicos mais famosos do futebol italiano. Na passagem de seis temporadas, com 119 partidas e dois títulos conquistados, o zagueiro brasileiro incorporou a rivalidade de Milão e construiu um histórico bastante acirrado com o adversário de hoje do tricolor carioca.
Durante a aventura no Velho Continente, o capitão do Fluminense mediu forças com a Inter de Milão em seis oportunidades. Ganhou três e perdeu a mesma quantidade de vezes. O clássico mais especial ocorreu na Supercopa do país europeu de 2011. No encontro entre os campeões do Campeonato Italiano (título conquistado pelo brasileiro com o Milan na temporada anterior) e da Copa Itália, Thiago Silva foi titular e jogou os noventa minutos da vitória rossonera, por 2 x 1.
Se as lembranças com a camisa do Milan são boas, Thiago Silva acumula motivação extra para reencontrar o antigo rival, agora com a camisa do Fluminense. O jogo é extremamente importante para a história do tricolor carioca pela oportunidade de colocar o time em uma fase de quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Se houver empate no tempo regulamentar, o duelo vai à prorrogação e, persistindo a igualdade, pênaltis.
Fora do jogo contra o Mamelodi Sundowns por desgaste muscular, Thiago Silva era dúvida para o jogo. No entanto, treinou normalmente nos últimos três dias e deve começar entre os titulares de Renato Gaúcho. O técnico, porém, fez questão de manter o mistério. "Thiago é um jogador fundamental no meu esquema. É um líder, o capitão do time. Praticamente um treinador dentro de campo. É uma segurança para a gente. Esperamos que ele possa estar bem, porque, se estiver em campo, vai ser muito importante", ressaltou.
Invencibilidade
No histórico de confrontos amistosos ou de torneios de menor expressão, o Fluminense carrega uma invencibilidade diante de equipes da Itália. Em 14 partidas diante de adversários do país europeu, foram 10 vitórias do tricolor carioca e outros quatro empates. O retrospecto ainda conta com uma partida contra a Inter de Milão. Em 1961, o clube das Laranjeiras enfrentou o adversário na cidade italiana e trouxe para casa um empate por 1 x 1. O reencontro de hoje é o primeiro oficial e tem tudo para ficar marcado na história da agremiação do Rio de Janeiro, independentemente do desfecho.
Saiba Mais
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes