O evento organizado pela CBF sobre fair play financeiro, ocorrido na última segunda-feira (11/8), repercutiu do outro lado do oceano. O jornal espanhol ‘As’ chegou à conclusão que o Campeonato Brasileiro “se encontra em um período de transição ao nível econômico”.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo a publicação, o momento é apenas de conversas, embora haja “uma situação limite” no futebol do país. O texto mencionou, ainda, que há “um forte endividamento” de clubes e diferenças significativas entre investimentos, referindo-se aos altos gastos de Palmeiras, Flamengo e Botafogo.
Leia também: Com clássicos nas quartas, ChatGPT crava campeão da Copa do Brasil
Em contrapartida, o jornal informou que seis clubes da Primeira Divisão do futebol brasileiro têm valor de mercado inferior ao do Almería, da segunda divisão espanhola.
Por fim, o ‘As’ tratou de abordar a questão das contratações de “grandes estrelas” nos últimos anos e os respectivos “grandes salários”. A saber, Neymar (Santos), Marcelo e Thiago Silva (ambos do Fluminense), Vitor Roque (Palmeiras), Memphis Depay (Corinthans) e Saúl e Samuel Lino (ambos do Flamengo).
“Grandes contratos em termos salariais que, no caso do holandês (Memphis Depay no Corinthians), ocupam aproximadamente 15% da folha salarial do elenco”.
