Futebol do DF

Candangão 2026: entenda por que decisão de 3º lugar norteou Arbitral

Proposta de um jogo extra para definir a terceira e a quarta posição para apontar vagas em torneios regionais ou nacionais da CBF ficou para a próxima temporada. Entenda a razão do debate

Conselho realizado na manhã desta segunda-feira (27/10) debateu pontualidades importantes para a realização do torneio doméstico.  -  (crédito: Diller Abreu/FFDF)
Conselho realizado na manhã desta segunda-feira (27/10) debateu pontualidades importantes para a realização do torneio doméstico. - (crédito: Diller Abreu/FFDF)

O conselho arbitral do Candangão 2026 foi um dos mais longos dos últimos anos. Representantes dos 10 clubes participantes, da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e de órgãos públicos debateram ajustes no regulamento e questões relacionadas a responsabilidades administrativas. A reunião terminou com consenso pela manutenção do formato atual, mas deixou em aberto pautas que devem ser retomadas na próxima edição do torneio.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Entre os principais pontos discutidos, a definição do terceiro colocado seguirá sem alterações. Wendel Lopes, presidente do Gama, propôs a criação de uma partida específica para definir a posição, mas a ideia foi vetada por caracterizar mudança de formato, o que fere o contrato em vigor entre 2025 e 2027. Sem essa alternativa, os dirigentes discutiram duas opções: manter o modelo atual, que considera apenas o desempenho nas semifinais, ou incluir a pontuação da fase classificatória. A votação terminou empatada em 5 x 5 e, conforme o regulamento, prevaleceu a regra vigente.

Igor Kern, dirigente do Paranoá, justificou o voto contrário à mudança. “Entendemos o ponto levantado pelo Wendel pela disputa do terceiro lugar em jogo único, como acontece em competições em formato de Copa. O debate vale para o futuro, mas optamos por manter o regulamento anterior para esta edição, no formato e nos critérios de 2025.” Ainda assim, a FFDF não confirmou o dono da nova vaga do Distrito Federal na Copa do Brasil de 2026. Ceilândia e Brasiliense seguem no páreo e aguardam definição para ver quem será o representante do DF no torneio nacional. 

Sobre o tema, Luiza Estevão, vice-presidente do Brasiliense, afirmou que o debate sobre uma eventual partida de terceiro lugar deve ser retomado apenas no próximo ano. “Como falei no conselho e segundo a própria Federação, isso seria mudar a fórmula de disputa, o que não é permitido neste ano. É algo a ser debatido no ano que vem, no arbitral para 2027.” Ela também criticou a diferença de cobranças entre os clubes, especialmente nas exigências impostas pela FFDF e órgãos de fiscalização, e citou um episódio nas categorias de base, em que um zagueiro teria sido escalado como segurança da partida. 

O encontro transcorreu de forma serena, mesmo com as divergências. Godofredo Gonçalves, mandatário do Capital, avaliou positivamente a reunião. “Achei bastante produtiva, principalmente por esgotar a fundo todos os temas do campeonato. Quanto à disputa do terceiro lugar, defendi no ano passado que o melhor colocado na fase de grupos tivesse os pontos somados na definição da terceira posição, mas a proposta foi vencida pela maioria. Com o tema reacendido agora pela vaga extra na Copa do Brasil, creio que a mudança será uma tendência nos próximos anos, valorizando a campanha dos clubes já na primeira fase.”

Com clima de entendimento entre os dirigentes, o Candangão 2026 avança em ritmo estável. O torneio doméstico está marcado para se iniciar em 10 de janeiro e terá final única em 21 de março, no Mané Garrincha. A fórmula de disputa será a mesma adotada na última temporada: turno único na primeira fase, segunda etapa com semifinais de ida e volta e decisão em campo neutro. O vencedor receberá R$ 1,2 milhão em premiação do BRB, patrocinador máster da competição. 

 

  • Google Discover Icon
postado em 28/10/2025 22:57 / atualizado em 28/10/2025 23:23
x