A magia do basquete vai invadir o Ginásio Nilson Nelson, hoje, ás 20h, na turnê com exibição única na cidade dos Harlem Globetrotters. Depois de uma ação no Projeto Social Filadélfia na última quarta-feira, em Ceilândia, a companha de basquete mais fantástica do mundo promete malabarismos e muita diversão aos fãs da bola da bola laranja.
Fundado em 1926 por Abe Saperstein, em Chicago, o Harlem Globetrotters foi batizado primeiro de Savoy Big Five e renomeado em 1930. Virou símbolo de sucesso e talento negro em uma época de segregação nos Estados Unidos. O time cresceu e ganhou até desenho animado apresentado originalmente em 1979 em uma série de 13 episódios.
O trailer da exibição cinematográfica foi compartilhado com fãs como Felipe Mateus, de 38 anos. O morador de Samambaia trabalha com basquete de rua e projetos sociais. "Indescritível. Os Globetrotters são referência para a gente. Vê-los aqui, tão perto, é motivo de orgulho e motivação", celebrou.
A presença dos Globetrotters na comunidade ficou marcado na mente das crianças. "Eu nunca tinha visto alguém famoso assim. Foi muito absurdo ver as jogadas deles de tão perto. Estou muito feliz porque foi legal", disse Maria Flor, 12, estudante do CEF 2.
Para o jovem Daniel Paraguaçu, 16, convidado a participar das mini partidas, a escalação foi a realização de um sonho. "Sempre os vi em vídeos e ouvia muitas histórias. Nunca imaginei que viriam a Ceilândia e que dividiria a quadra com eles. Um dia, com certeza, eu quero estar no meio deles também e me tornar jogador", projeta.
Em vez de jogos tradicionais na quadra do Brasília Basquete nas partidas do NBB, o fã dos Harlem Globetrotters testemunhará diversão e arte. "A gente está falando de inspiração. Tem muitas crianças que pretendem ser jogadores de basquete. Isso pode, de alguma forma, ajudá-las a se transformarem em bons cidadãos e, eventualmente, em bons atletas", diz Serginho Coelho, da Joy'n Entretenimento, responsável por trazer o espetáculo à capital.
Uma das estrelas é Sweet Lou II. Ele herdou o número 41 do pai, jogador dos Globetrotters na década de 1950. O atleta íntegra o time há oito anos e vibrou com a recepção calorosa. "As pessoas são doces, a comida é maravilhosa. Fazer as crianças felizes faz o time feliz. Amamos inspirar e mostrar que elas podem fazer tudo o que quiserem", afirmou.
Saiba Mais
-
Esportes Mano Menezes enaltece segurança do Grêmio após vitória: “Em todos os aspectos”
-
Esportes PSG e Willian Pacho se aproximam de firmar renovação contratual
-
Esportes Carlos Vinícius celebra primeiros gols na Arena e enfatiza confiança do Grêmio após vitória
-
Esportes Crespo lamenta atuação do São Paulo contra o Grêmio: “Para esquecer completamente”
-
Esportes Pesquisa: 50% dos torcedores veem favorecimento da arbitragem a três clubes
-
Esportes Marlon Freitas sai em defesa de Davide: ‘Trabalho bem feito’
