
Três clássicos de relevância nacional foram disputados nesta edição da Copa do Brasil. As oitavas de final reservaram um Derby de alta tensão entre Corinthians e Palmeiras. O round entre os oito melhores colocou em cartaz novo capítulo de Atlético-MG x Cruzeiro. Quiseram os deuses do futebol que, no mesmo estágio, Vasco e Botafogo tivessem os caminhos cruzados. Nesta quarta-feira (11/12), às 20h, o Maracanã vira palco para a quarta briga de vizinho no segundo torneio mais relevante do país. O cruzmaltino de Fernando Diniz encara o Fluminense e trabalha com a possibilidade de se tornar o segundo campeão da competição criada em 1989 a eliminar dois rivais durante a campanha.
O acesso vascaíno à semifinal foi confirmado com o drama da decisão por pênaltis contra o Botafogo, no "tapetinho" do Glorioso. Agora, ensaia tirar o sossego do técnico Luis Zubeldía à frente do Fluminense. O treinador argentino tem 16 jogos pelo tricolor das Laranjeiras. Os números são positivos, com 10 vitórias, três empates e três derrotas. Um dos tropeços foi justamente contra o Vasco, na mesma condição desta noite: como visitante no Maracanã. Rayan e Nuno Moreira decretaram o 2 x 0 cruzmaltino.
O Vasco de Fernando Diniz se inspira no São Paulo de Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil pela primeira vez há duas temporadas. Na edição de 2023, o ex-treinador da Seleção Brasileira levou a companhia tricolor ao primeiro título do mata-mata com os bônus de deixar pelo caminho o Palmeiras nas quartas de final e o Corinthians na semi. Em 2015, o enredo seria o mesmo para o Santos. Finalista, deixou a equipe do Morumbi no último pedágio para a decisão, mas levou a pior nos pênaltis contra o Palestra no Allianz Parque.
O duelo desta quarta-feira será o quinto entre Vasco e Fluminense na Copa do Brasil. Chama a atenção o fato de somente o cruzmaltino ter vencido no tempo regulamentar. Em 2006, encontrou o tricolor na semifinal, celebrou o 1 x 0 com gol de Edilson no jogo de ida, empatou por 1 x 1 na volta e avançou para a decisão contra o Flamengo. Perdeu o título com o tropeço por 3 x 0 no placar dos dois jogos. Seis anos antes, a equipe das Laranjeiras celebrou a classificação nas oitavas depois de 1 x 1 e 2 x 2. À época, o gol fora de casa era critério de desempate. Portanto, o reencontro tem peso de tira-teima no mata-mata nacional.
Mentor do único título do Fluminense na Libertadores, em 2023, Fernando Diniz enfrentou o ex-clube três vezes após a Glória Eterna: perdeu duas, uma com o Vasco e outra com o Cruzeiro, e ganhou uma. Hoje, o dono da prancheta vascaína terá força máxima para igualar o retrospecto. A única exceção é o lateral-esquerdo Lucas Piton, com lesão no joelho esquerdo. Defensor pelo lado direito, o uruguaio Puma Rodríguez deve ser invertido para o setor canhoto da retaguarda. Zubeldía será forçado a mexer no ataque. Canobbio está suspenso, e Soteldo deve assumir a função.
Ficha técnica
Vasco x Fluminense
Copa do Brasil
Semifinal (ida)
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Transmissão: SporTV, Premiere e Prime Video (streaming)
Arbitragem: Raphael Claus (SP)
Prováveis escalações
Vasco — Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Mendes, Coutinho e Nuno Moreira; Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz
Fluminense — Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Nonato) e Lucho Acosta; Soteldo, Serna e Everaldo Técnico: Luis Zubeldía

Esportes
Esportes
Esportes