Lucas Pinheiro Braathen provou que as mudanças de direção no gelo não são as únicas bem calculadas por ele na trajetória de sucesso no esqui. A decisão por fazer um slalom para longe da Federação Norueguesa de Esqui com direção à representação do Brasil deu resultado. Na manhã deste sábado (14/2), o brasilo-norueguês marcou 2min 25s na disputa do slalom gigante e conquistou a medalha de ouro, a primeira de qualquer cor para o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina, na Itália.
- Leia também: O esquiador que pode conquistar 1ª medalha do Brasil na história na Olimpíada de Inverno
Do início ao fim da prova, Lucas mostrava ao torcedor brasileiro que uma conquista inédita seria não só possível, como provável. Seguro, marcou tempos expressivos nas duas descidas. Na primeira, registrou 1min13s92 e assumiu a ponta. Como um dos últimos a descer, ele foi, naturalmente, ultrapassado pelos rivais durante o curso, principalmente na transição para as segundas rodadas de descidas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A batida de tempo vencedora por parte do naturalizado brasileiro chegou a ser ameaçada. Rivais europeus registraram performances levemente inferiores. Amigo íntimo de Lucas, o americano-norueguês Atle Lie McGrath marcou 2min 26s82. Em seguida, o suíço Thomas Tumler assumiu a liderança, com 2min 26s43. Outro suíço, Marco Odermatt, diminuiu mais a nota de recorte. Ultrapassou a linha de chegada com 2min 25s58. Posteriormente, Tumler e Odermatt fecharam as participações com a terceira e segunda colocação, respectivamente.
Lucas, então, fez valer a capacidade técnica e a experiência adquirida na já longeva trajetória. Com traçado quase impecável, utilizou até mesmo a mão esquerda em uma das curvas para se segurar e fechar a participação no slalom gigante com tempo apenas 82 milésimos inferior ao de Odermatt.
"Inexplicável. É totalmente inexplicável. Não sei como colocar palavras em minhas sensações agora. Só queria compartilhar aqui. Provavelmente, todo mundo assistindo no Brasil, me acompanhando, torcendo para mim. Provavelmente, isso pode ser uma fonte de inspiração para crianças da próxima geração que nada é impossível", afirmou, em entrevista ao SporTV.
"Não importa de onde você está, suas roupas, cor da sua pele, o que importa é o que existe aqui dentro. Eu esquiei com o meu coração, minha intuição aqui hoje, com a força brasileira, para trazer essa bandeira acima do corpo. Podemos. É do Brasil, é do Brasil", completou.
Veja a segunda e determinante descida de Lucas Pinheiro para sacramentar o ouro:
Emocionado, ele foi ao chão assim que cruzou a linha de chegada. Afinal, havia colocado o Brasil apenas como o nono país a vencer uma medalha de ouro na prova em questão, uma das cinco modalidades do esqui alpino. Logo após sair da pista, conversou com os familiares, emocionados, por vídeo em um telão.
"Meu coração está a mil de emoção. Que coisa mais linda. Venho a semana toda ensaiando o hino do Brasil com ele. Disse que era só o que faltava para ele vencer esse ouro. Ontem, ele estava cantando para mim, e não é que aprendeu o hino todinho? Contei toda a história da independência do Brasil a ele", contou a namorada de Lucas, Isadora Cruz, em entrevista à CazéTV.
"Acho que é muito bonito esse interesse que ele tem, esse amor que ele tem pelo país, pela nossa cultura. Ele merece todo esse amor e esse carinho que ele tem recebido do público, pois ele é esse ser de luz, essa pessoa do bem. É por isso que eu sinto que hoje, assim como em outras vezes, ele atingiu a velocidade da luz. Quando você se torna luz, você consegue atravessar o tempo e o espaço. Sinto que ele merece, e estou muito feliz por ele. Estou muito feliz e muito emocionada com a trajetória linda que ele está escrevendo", acrescentou Isadora.
Confira a festa da torcida brasileira em Milão-Cortina:
Saiba Mais
-
Esportes Fortaleza anuncia pacote de reforços com atacante e lateral
-
Esportes Palmeiras retoma força na bola parada sob o comando de Andreas Pereira
-
Esportes Palmeiras vence o Internacional e assume a liderança da Série A
-
Esportes Corinthians, eficaz na etapa final, vence a primeira no Brasileiro
-
Esportes Viveros marca nos acréscimos, e Athletico vence o Santos pelo Brasileirão
-
Esportes Lucho Acosta decide com pintura, Fluminense bate o Botafogo e assume a vice-liderança
