Atuando pela primeira vez sem centroavante no ano, o Flamengo jogou mal e saiu atrás na final da Recopa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (19/2), no estádio Néstor Díaz Pérez, em Buenos Aires, capital da Argentina, o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 para o Lanús (ARG), com gol de Castillo, que teve também dois gols anulados – confirmados pela tecnologia de impedimento semiautomático.
Dessa forma, no jogo da volta, o Flamengo terá de superar a derrota para sair campeão. Com a desvantagem mínima, o Rubro-Negro precisa vencer por um gol de diferença para levar para a prorrogação. Caso vença por dois gols, em jogo que ocorre na próxima quinta (26/2), no Maracanã, leva seu segundo título na história da competição. O Lanús, que busca a primeira conquista, aliás, jogará pelo empate.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Dificuldade
Jogando com a torcida a seu favor, os primeiros sustos foram, então, do Lanús. Primeiro, aos 8?, Rossi precisou estar atento para evitar o primeiro do jogo. Pouco depois, gol anulado de Castillo em cobrança de falta da direita. Sem referência lá na frente, o Flamengo não se achava na troca de passes.
Não à toa, a primeira oportunidade do Fla saiu apenas aos 34?. Cebolinha aproveitou sobra e ficou dentro da área com a bola. O problema, no entanto, foi que ela caiu em seu pé esquerdo, o não dominante. Assim, chutou em cima de Losada, que defendeu com o peito. Na sobra, de Arrascaeta foi travado.
LEIA MAIS: Flamengo sofre ataque de hackers no X durante final
Pressão e vitória argentina
Na etapa final, a tônica era parecida. Afinal, sem mexidas após o intervalo, o time de Filipe Luís seguia sem muita coesão dentro de campo. O Lanús, por sua vez, tentava aproveitar o fator casa e pressionar os brasileiros. Filipinho, então, promoveu as entradas de Samuel Lino e Pedro. Logo no primeiro lance, Alex Sandro cruzou na cabeça do camisa 9, que testou para fora.
A resposta do Lanús foi em cobrança de falta de Marcich, que obrigou Rossi a se esticar todo no cantinho para evitar o primeiro. Na cobrança de escanteio, porém, mais um gol anulado do Lanús – novamente de Castillo. Foi no detalhe, já da pequena área, com o semiautomático confirmando o impedimento (dado em campo) em pouco tempo. Na terceira tentativa, não teve perdão. Castillo, livre no miolo da área, testou firme, complementando cruzamento perfeito de Marcich, aos 32?. As mexidas posteriores de Filipinho não surtiram efeito, com o Lanús celebrando a importante vantagem que levará para o Rio de Janeiro.
Próximos passos de Lanús e Flamengo
O Lanús até teria um compromisso antes do jogo da volta. No entanto, por conta da greve geral que ocorre na Argentina, o duelo contra o Argentinos Juniors, pela sexta rodada do Apertura e previamente marcado para domingo (22/2), foi adiado. Assim, a equipe de Buenos Aires volta a campo na outra quinta, às 21h30 (de Brasília), para o decisivo jogo da volta contra o time carioca.
Já o Flamengo se volta para o Campeonato Carioca, onde aparece na semifinal após eliminar o Botafogo. Agora, o time enfrenta o Madureira, também no Maracanã, no domingo, às 20h30, pela ida da semi. Depois, na quinta, encara o Lanús no citado jogo da volta, também no Maior do Mundo. Para levar o título para casa, o Fla precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença.
LANÚS (ARG) 1 x 0 FLAMENGO
Recopa Sul-Americana 2026 – Final (Jogo de ida)
Data e horário: 19/2/2026 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Néstor Díaz Pérez (Ciudad de Lanús), em Buenos Aires (ARG)
Público Presente: Não divulgado
Público pagante: Não divulgado
Renda: Não divulgado
Gols: Castillo, 32’/2ºT (1-0)
LANÚS: Losada; Guidara, Carlos Izquierdoz, Canale e Marcich; Medina (Biafore, 36’/2ºT), Agustín Cardozo, Eduardo Salvio (Sepúlveda, 20’/2ºT) e Marcelino Moreno (Watson, 42’/2ºT); Carrera (Aquino, 20’/2ºT) e Castillo (Walter Bou, 42’/2ºT). Técnico: Mauricio Pellegrino.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Paquetá e de Arrascaeta (Pedro, 12’/2ºT); Carrascal, Luiz Araújo (Nicolás De la Cruz, 31’/2ºT) e Cebolinha (Samuel Lino, 12’/2ºT). Técnico: Filipe Luís.
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: Carlos Orbe (EQU)
Cartões Amarelos: Marcich (LAN); Carrascal (FLA)
Saiba Mais
-
Esportes Brasília reage contra o Cruzeiro e vence em MG pelo NBB
-
Esportes O orgulho nacional de Lucas no Museu do COI
-
Esportes Fifa e Uefa selam acordo por 48 times em 2029
-
Esportes Gabriel Jesus participa de um gol a cada 96 minutos no Arsenal
-
Esportes Brasília recebe a Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos
-
Esportes Conheça novo clube do goleiro Bruno, composto por quatro atletas investigados por estupro
