
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a convocação de 4.335 candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) está prevista para ocorrer em maio. A chamada contemplará os cargos dos blocos 1 a 8 do certame, que não exigem curso de formação. O anúncio foi feito na segunda-feira (14/4).
Segundo a pasta, uma portaria única será publicada nos próximos dias, autorizando o provimento de vagas em 16 órgãos e entidades do governo federal. São eles:
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
- Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
- Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)
- Ministério da Saúde (MS)
- Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Ministério dos Povos Indígenas (MPI)
- Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)
- Ministério da Cultura (MinC)
Após a assinatura da portaria pela ministra Esther Dweck, cada órgão ficará responsável por publicar os atos de nomeação dos aprovados. A expectativa é de que o processo de convocação tenha também tenha início em maio.
A autorização única para provimento de cargos deve agilizar o processo e garantir maior coordenação na convocação dos aprovados pelos órgãos públicos. A avaliação é da coordenadora-geral de Concursos e Provimento do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Queila Cândida Ferreira Morais.
Segundo Queila, a documentação técnica necessária já foi encaminhada à Secretaria de Orçamento Federal (SOF), vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Cabe à SOF emitir o ateste orçamentário, etapa que confirma a disponibilidade de recursos para a nomeação dos futuros servidores.