
Os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) deverão realizar o processo de admissão de forma totalmente digital, por meio da plataforma SouGov.br, disponível tanto pelo site quanto pelo aplicativo, que pode ser baixado nas lojas Google Play e App Store.
Após a nomeação, os novos servidores terão 30 dias para tomar posse, e deverão se apresentar ao órgão de lotação e iniciar suas atividades no prazo máximo de 15 dias após a assinatura do Termo de Posse.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os convocados receberão um e-mail no endereço utilizado durante a inscrição no concurso com as orientações detalhadas para iniciar o processo admissional.
Passo a passo do programa de admissão
Dentro da plataforma SouGov.br, os candidatos devem completar seus dados cadastrais, enviar a documentação exigida e preencher o Perfil Profissional, ferramenta que auxilia os gestores na alocação dos servidores conforme suas competências.
Todo o material será analisado. Caso sejam necessárias correções, o sistema notificará o candidato. Com a documentação validada, o Termo de Posse será assinado digitalmente no próprio aplicativo. A partir daí, o cadastro será integrado aos sistemas oficiais de gestão de pessoal e a documentação ficará disponível no Assentamento Funcional Digital (AFD).