Por meio de uma portaria, publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 460 candidatos aprovados no concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo a portaria, o provimento dos cargos estão condicionadas à existência de vagas na data da nomeação e à compatibilidade orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
As nomeações contemplam os cargos de analista administrativo (130 vagas) e analista ambiental (330 vagas). Ambos de nível superior. A remuneração para as duas funções, prevista no edital do certame, é de R$ 9.994,60.
Os novos analistas que ingressarem no Ibama terão funções específicas conforme a área de atuação. Segundo o órgão, os analistas administrativos serão responsáveis por todas as atividades administrativas e logísticas relacionadas às competências legais e constitucionais do instituto.
Já os analistas ambientais desempenharão uma série de atribuições técnicas, incluindo o monitoramento ambiental, gestão e controle da qualidade do meio ambiente, ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros, além da conservação de ecossistemas e das espécies que neles vivem, com foco no manejo e na proteção. Também caberá a esses profissionais promover a difusão de tecnologias, informação e educação ambiental, conforme estabelece a Lei n.º 10.410/2022.
Sobre o certame
- Edital lançado em janeiro deste ano
- A banca organizadora foi o Cebraspe
- Ao todo foram ofertadas 460 vagas distribuídas por todo o país
- Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e avaliação de títulos
Concursos
Concursos
Concursos