A volta às aulas em parte das escolas particulares do Distrito Federal ocorre nesta segunda-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), o DF conta com cerca de 620 instituições privadas de educação básica, que atendem aproximadamente 200 mil estudantes.
Em nota, o Sinepe/DF informou que as escolas estão preparadas para o retorno das atividades. “Há planejamento acadêmico definido e comunicação direta com as famílias, especialmente no período de adaptação dos estudantes que ingressam em novas etapas de ensino”, destacou a entidade.
No Centro Educacional Sigma e no Colégio Santo Antônio, pais demonstraram expectativa por um ano letivo marcado por bom desempenho escolar e bem-estar dos filhos.
Expectativas
O engenheiro Rodrigo Vieira, de 38 anos, acompanhou as filhas Beatriz e Alice, de 6 e 10 anos, no primeiro dia de aula no Centro Educacional Sigma. Para ele, o momento é marcado por sentimentos mistos. “Há um certo nervosismo, mas também a expectativa de que elas façam novos amigos, construam novos ciclos sociais, tenham bons resultados e possam escolher o próprio futuro”, afirmou.
Além da adaptação das crianças a uma nova escola, Rodrigo ressaltou a importância do investimento na educação. “A expectativa está muito ligada ao cuidado e ao aprendizado das minhas filhas. Temos investido na educação delas, que é o caminho para o futuro”, completou.
Aluno do quinto ano no Sigma, Gabriel Paz, de 10 anos, demonstrou entusiasmo com o início do ano letivo. A mãe dele, a servidora pública Vera Lígia, de 50 anos, também destacou a expectativa positiva. “Espero sucesso, empenho, foco nos estudos e esperança, para que nossos filhos estudem e tenham um futuro melhor”, disse.
Segundo ela, a preparação para o primeiro dia incluiu uma boa noite de sono e uma ida à igreja. “Buscamos estar em paz para uma volta às aulas tranquila e abençoada, sempre encaminhando nossos filhos pelo melhor caminho”, relatou.
Recomeço
No Colégio Santo Antônio, o servidor público João da Mata Nunes falou sobre a importância do retorno às aulas para o filho João Nunes de Moura Rocha, de 8 anos. “A escola é um ambiente de integração, de conhecimento e de convivência com os amigos. É fundamental para a formação dele”, afirmou.
Ele destacou ainda o papel da família nesse processo. “A volta às aulas é importante para a construção social da criança. É uma parceria entre família e escola na formação dos nossos filhos”, ressaltou.
A professora Luana de Godoi Cadete, mãe de Rafael, de 8 anos, que inicia o terceiro ano, também compartilhou as expectativas. “Depois de um longo período de férias, já é hora de retornar. Ele não estava muito animado e até teve preguiça de acordar cedo, mas faz parte”, disse, de forma descontraída.
Luana admitiu sentir ansiedade com o primeiro dia de aula. “Eu tenho um perfil um pouco ansioso, então fico assim também, mas desejo que tudo corra bem. Essa ansiedade vem junto com a novidade”, explicou.
Calendário
Segundo o Sinepe/DF, o retorno às aulas na rede particular do Distrito Federal ocorre de forma escalonada, conforme o planejamento pedagógico e administrativo de cada instituição. Algumas escolas retomam as atividades em 2 de fevereiro. Já os colégios internacionais seguem o calendário acadêmico do país de origem, com o ano letivo iniciado em agosto de 2025 e encerramento previsto para janeiro deste ano.
Saiba Mais
-
Flipar Entre luxo e espetáculo: os cassinos mais impressionantes do mundo
-
Mundo Morte de enfermeiro por agentes federais gera revolta e protestos nos EUA
-
Mariana Morais Marido de Larissa Manoela se pronuncia após declaração sobre agressão à Ana Paula
-
Flipar Mentes brilhantes que resolveram crimes na literatura e no cinema
-
Diversão e Arte BBB 26: Brigido, Leandro e Matheus estão no Paredão
-
Brasil Idoso morre arrastado por enxurrada durante chuva em São Paulo
