INSTABILIDADE

Enem: Candidatos enfrentam dificuldades para atualizar foto no site do Inep

Página do instituto apresenta instabilidade na tarde desta quinta-feira (1º/10), último dia para inserir foto no cadastro

Ana Luísa Santos*
postado em 01/10/2020 17:23 / atualizado em 01/10/2020 19:46
Candidatos reclamam de instabilidade no site do Inep no último dia para inserir foto no cadastro para o Enem 2020 -  (crédito: Twitter/Reprodução)
Candidatos reclamam de instabilidade no site do Inep no último dia para inserir foto no cadastro para o Enem 2020 - (crédito: Twitter/Reprodução)

Candidatos que vão realizar o Enem 2020 relatam nas redes sociais dificuldades para inserir foto no cadastro na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta quinta-feira (1º/10). No início da noite, no entanto, o Inep prorrogou o prazo por mais uma semana.

Estudantes contam que, assim que tentam alterar a foto no sistema, surge o aviso: “Ops! Ocorreu uma falha de comunicação entre você e o INEP”.

O site DownDetector, que avisa quando uma plataforma on-line passa por instabilidade, mostra número maior de reclamações sobre o site do Inep a partir das 14h.

Candidatos temem não conseguir atualizar a foto no sistema ainda nesta quinta-feira, que é o último dia para realizar a troca da imagem, cumprindo os requisitos estabelecidos pelo instituto. O Inep exige que a foto mostre o rosto inteiro do participante, seja nítida, recente, em ambiente iluminado e sem acessórios, como óculos de sol, chapéu, boné ou touca. É preciso que a imagem também capte a partir da altura dos ombros do candidato.

Reclamações nas redes sociais

Com a instabilidade do site do Inep, internautas resolveram reclamar na página do Inep no Twitter. “Vamos melhorar a nossa comunicação, hein Inep!!! Preciso alterar minha foto!!!!!”, disse um usuário da rede social.

“Vocês colocam que o prazo é até hoje, mas o site está completamente instável! Precisam averiguar isso. Não importa a sobrecarga, se o prazo é até hoje as pessoas precisam trocar até hoje!”, queixou-se outra candidata.

Procurado pela reportagem, o Inep informou, em nota, que vai prorrogar em uma semana o prazo para que os candidatos cadastrem a foto, "em função do volume de acessos ao sistema em um único dia".

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação