Enem 2020

Enem: terapeuta destaca o potencial da hipnose para turbinar os estudos

A hipnoterapeuta Carol Ludwig ensina técnicas que podem ser utilizadas pelos alunos na reta final dos estudos para o Enem até mesmo sozinhos

Mateus Salomão*
postado em 11/01/2021 18:49 / atualizado em 11/01/2021 21:02
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Com a aproximação da data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes ficam mais apreensivos. No entanto, o estresse e a ansiedade podem ser inimigos dos estudos. A hipnoterapeuta Carol Ludwig atua em Brasília e destaca que a hipnose pode ajudar na reta final da preparação.

Segundo a especialista formada pelo Omni Hypnosis Center, instituto internacional que forma profissionais da área desde 1979, a técnica pode potencializar os estudos de diferentes formas, por exemplo, ao proporcionar mais foco e concentração a partir de exercícios. Porém, esse caminho é voltado para quem já tem um bom desempenho. Em outros casos, ela recomenda a hipnoterapia, que utiliza a hipnose para superar e resinificar questões do passado.

Carol ressalta que esse tipo de hipnose não é mágico, mas, sim, um estado da mente de foco e concentração. A terapeuta pondera que não será em todo caso que a hipnose será suficiente por si só. A hipnoterapia auxilia no autoconhecimento, mas disfunções de caráter emocional, como depressão e quadros graves de ansiedade, precisam de tratamento médico.

 

Especialista dá dica de exercício de hipnose para potencializar estudos

Um exercício de auto-hipnose que pode ser feito pelo aluno sozinho inclui foco e controle da ansiedade a partir da respiração. “A respiração consciente é a melhor forma de desenvolver o autocontrole e pode ser usada também alguns dias antes da prova para que a mente entenda como o estudante quer estar no momento do teste”, observa.

“O estudante vai se sentar confortavelmente, respirar fundo de três a cinco vezes. Depois, ele imagina que está descendo uma escada de 10 degraus e, a cada degrau que ele desce, se sente mais tranquilo e seguro”, orienta.

Após isso, o estudante deve imaginar o local onde estuda e que está focado e concentrado. “Vai perceber como se sente satisfeito em ser produtivo nos estudos, como pode absorver toda a matéria de maneira fácil e armazenar todas as informações necessárias”, ensina.

Por fim, Carol aconselha um novo exercício de respiração. Segundo ela, o estudante deve fazer cinco respirações da seguinte forma: inspirar contando até quatro, prender o ar contando até quatro e soltar o ar contando até quatro.

 

 

*Estagiário sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação