Prova no domingo

Média de candidatos por sala do Enem passou de 35, em 2019, para 28

Para realizar provas no meio da pandemia, o Inep não apresentou grande diferença na média de candidatos por sala entre as edições do exame de 2019 e 2020

EuEstudante
postado em 15/01/2021 20:07 / atualizado em 15/01/2021 20:09
 (crédito: Marcos Santos/USP Imagens)
(crédito: Marcos Santos/USP Imagens)

Cada sala de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma média de 28 alunos. Na edição anterior, quando não havia pandemia, a média era de aproximadamente 35 alunos por sala. A redução é inferir a 20%. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assegurou que cada sala atuaria em 50% da capacidade para garantir o distanciamento entre os estudantes e, assim, garantiria mais segurança na aplicação das provas.

O Inep informou que, na edição de 2020, que começará no domingo (17/1), estão inscritas 5.783.357 pessoas e estimou o número de salas em 205 mil. Já na edição anterior, em 2019, o certame registrava 5.095.308 inscritos para cerca de 145 mil salas de aplicação. De uma edição para a outra o crescimento no número de inscritos foi de cerca de 13,5% enquanto o de salas de aplicação foi de 41,38%.


Denúncia: ocupação acima do prometido

Segundo o Estado de S. Paulo, aplicadores do Enem relatam planos de ocupação superior a 30 estudantes em salas onde a prova será realizada. A reportagem teve acesso a um comunicado que prevê colocar 32 inscritos em uma sala com capacidade para 40, o que descumpre os 50% de ocupação planejados.

O jornal ouviu aplicadores dos estados de Amazonas, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí em sigilo, além de secretários da Educação de três estados. O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, afirmou que diretores de escolas cedidas para o exame procuraram a gestão estadual e relataram solicitação de classes para 30 alunos.

Já o titular da Educação na Bahia, Jerônimo Rodrigues, em dezembro, encaminhou ofício ao Ministério da Educação (MEC) em que questionava a ocupação das salas, depois de saber que uma escola do município de Camaçari (BA) tinha chance de colocar 32 estudantes em cada sala. Outro secretário não identificado também diz que aplicadores em seu estado receberam solicitação para salas com 25 a 30 alunos.


Inep não se manifestou

Nesta sexta-feira (15/1), o Inep foi procurado para comentar a ocupação das salas, mas não retornou os contatos. O instituto também foi questionado com relação à chance de as orientações serem revistas e se será possível garantir a segurança dos estudantes nessas condições, já que deve haver salas acima dos 50% da capacidade prometidos. Outro questionamento foi quanto ao Inep estar contando com abstenções para garantir o distanciamento nas salas. O Eu, Estudante não recebeu nenhuma resposta até a finalização desta reportagem. O espaço está aberto para manifestação.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação