Reaplicação

Participante do Enem com covid-19 pode pedir reaplicação até sábado (23)

Prazo vence às 12h para quem não puder comparecer ao segundo dia de prova. Candidato diagnosticado com doença infectocontagiosa também deve pedir reaplicação

EuEstudante
postado em 22/01/2021 15:15
 (crédito: Engin Akyurt/Unsplash )
(crédito: Engin Akyurt/Unsplash )

Candidatos que não puderem participar do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo (24/1) em virtude do diagnóstico de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista em edital, têm até as 12h deste sábado (23/1) para solicitar a reaplicação das provas.

O pedido deverá ser feita pela Página do Participante no site do exame. As provas de reaplicação ocorrerão em 23 e 24 de fevereiro. 

Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera do Enem (após as 12h de sábado) ou no dia da prova não deverão comparecer ao Enem, para assegurar a segurança e a saúde coletiva. Nesses casos, os participantes também poderão solicitar a reaplicação nos cinco dias em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá os pedidos, como previsto em edital.


Saiba quais são as doenças previstas no edital

As doenças infectocontagiosas que constam no edital são: coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Participante deverá anexar documentação comprobatória

Em situações como essas, o sistema para recebimento da documentação comprobatória estará aberto após o fim da aplicação do Enem impresso, entre segunda-feira (25/1) e a próxima sexta-feira (29/1). Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença.

Também é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante.

Enem digital será no fim do mês

O Exame Nacional do Ensino Médio é organizado anualmente pelo Inep e avalia o desempenho escolar ao fim da educação básica. O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Pela primeira vez, ocorrerá a aplicação no formato digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação