Educação

Ministro da Educação: reitor de universidade federal não pode ser "esquerdista"

Milton Ribeiro também afirmou que a universidade federal "deveria ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade"

Maria Eduarda Cardim
postado em 10/08/2021 17:45 / atualizado em 10/08/2021 18:32
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, nesta segunda-feira (9/8), que os reitores de universidades federais não podem ser "esquerdistas" ou "lulistas": "As universidades federais não podem se tornar comitê político de um partido A, nem de direita, e muito menos de esquerda", disse o ministro durante entrevista ao programa ‘Sem Censura’ da TV Brasil.

Na ocasião, Ribeiro falou sobre o diálogo com reitores e disse que conversa com todos os 69 reitores das universidades federais. "Tenho pelo menos uns 20 a 25 reitores que eu converso plenamente. Dez deles eu trouxe para visitar o presidente da República. Coisa inédita, um reitor de uma universidade federal que seja, não digo que precisa ser bolsonarista, mas não pode ser esquerdista, lulista. Eu acho que reitor tem que cuidar da educação e ponto-final, e respeitar quem pensa diferente", completou. 

O ministro da Educação ainda falou que acredita que "não é no meio da guerra que a educação pode progredir": "Respeitosamente, vejo que alguns deles optaram por visão de mundo à esquerda, socialistas. Eu falei pra eles: se formos discutir essas questões, nunca vamos chegar a um acordo. Cada um tem a sua", disse. 

Além disso, o ministro indicou que a universidade federal “deveria ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”. Para ele, quem assumirá papel de protagonista no futuro serão os institutos federais. 

"Tem muito engenheiro e muito advogado dirigindo Uber porque não consegue a colocação devida. Mas se ele fosse um técnico de informática, ele estaria empregado porque há uma demanda muito grande", disse o ministro. 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação