Evento educacional

Inovação e tecnologia são temas principais da 29ª edição da Bett Brasil

Congresso teve início nesta terça-feira (23) e relaciona educação, bem-estar social e transformação positiva

Lara Costa*
postado em 23/04/2024 16:18 / atualizado em 23/04/2024 21:41
Auditório da Bett Brasil 2024, em São Paulo -  (crédito: Lara Costa)
Auditório da Bett Brasil 2024, em São Paulo - (crédito: Lara Costa)

Foi dada a largada da 29ª edição da Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, nesta terça-feira (23). O tema principal desta edição é "Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais", com término na sexta-feira (26/4), em São Paulo.

Na abertura, teve a fala Cláudia Valério, diretora da Bett Brasil, que reforçou os principais eixos do evento em relação ao tema: educação inclusiva, equidade com qualidade, inovação, inteligência artificial e outras tecnologias. "Esse foco de inovação se concentra na educação inclusiva, e também leva a pensar na equidade dentro da educação".

Cláudia Valério, diretora da Bett Brasil
Cláudia Valério, diretora da Bett Brasil (foto: Felipe Perazzolo)

Também estiveram presentes Aberson Carvalho, secretário de estado da Educação, Cultura e Esportes do Acre; Vera Lúcia Cabral, diretora da Ed-Skiling Microsoft Brasil; Francisco Leitão, professor do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, no Distrito Federal; e Lucas Coelho, 14 anos, estudante da escola Lourenço Castanho pelo programa da Bett Brasil.

Tecnologia

Aberson defendeu o uso da tecnologia como uma ferramenta importante para a educação de forma responsável, uma vez que também é um mecanismo forte para os jovens. "Tem que ter uma associação do conhecimento tradicional com a tecnologia, não só pela informática dentro da sala, mas por meio de tablets, por exemplo. A tecnologia é a assessoria da educação".

Secretário do estado do Acre, Aberson Carvalho
Secretário de Educação, Cultura e Esportes do estado do Acre, Aberson Carvalho (foto: Felipe Perazzolo)

Nesse contexto, o secretário cita como exemplo o estado do Acre, e acredita que mesmo com as desigualdades sociais, deve se pensar na inserção da tecnologia nas escolas. "O grande desafio é que o profissional da educação olha a perspectiva do aluno, que de ser avaliada, então as autoridades devem escutar esses estudantes. A tecnologia veio para contribuir nessa dinâmica ensino-aprendizagem".

Desafios

Vera Lúcia vê, na inserção da inteligência artificial na educação, a possibilidade de equidade social, mas ressalta que é um trabalho coletivo. "Tecnologia pode difundir o que as pessoas fazem na escola, tem recursos que magnificam o movimento de inovação, com desenvolvimento das inteligências artificiais, pode ser uma reflexão para uma equidade na educação, para que todos possam aprender sem barreiras".

Vera Lúcia
Vera Lúcia Cabral, diretora da Ed-Skiling Microsoft Brasil (foto: Felipe Perazzolo)

A diretora defende o uso da tecnologia de forma humana, garantindo o acesso universal. “Existem vários princípios a serem trabalhados, como os de justiça, equidade e inclusão para que avancemos na direção desejada; temos de ter uma função ética, para princípios humanos que reconhecemos na sociedade, essa é a grande discussão", concluiu.

Transformação

Francisco Leitão, professor de história em Santa Maria, no DF, criou uma tecnologia chamada RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), desenvolvida desde 2015, que utiliza o estilo musical do rap como instrumento de educação, bem como o referencial histórico. Pela iniciativa, ele foi finalista do prêmio Educador Transformador.

Professor Francisco Leitão
Professor Francisco Leitão, do DF (foto: Felipe Perazzolo)

No entanto, o professor acredita que a tecnologia é apenas um acessório para a inovação, dependendo também de outros fatores. "Ela (inovação) pode vir da abordagem dos educadores. O RAP, por exemplo, foi inovador, pois foram os estudantes que escolheram essa metodologia, então democratiza a educação, envolvendo todos os setores", disse o docente.

*Estagiária sob a supervisão de Marina Rodrigues 

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