ingresso no ensino superior

Fies 2025: lista de pré-selecionados está disponível; saiba como acessar

Estudantes pré-selecionados têm até sexta-feira (21/2) para complementar a inscrição no Portal Acesso Único. Não aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, cuja convocação será feita entre 25 de fevereiro e 9 de abril

Correio Braziliense
postado em 18/02/2025 19:17 / atualizado em 18/02/2025 19:42
Desenrola Fies já tirou do vermelho mais de 164 mil brasileiros -  (crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
Desenrola Fies já tirou do vermelho mais de 164 mil brasileiros - (crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Os estudantes cadastrados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem consultar o resultado da chamada única de 2025. Neste ano, foram oferecidas 112.168 vagas, sendo 67.301 para o primeiro semestre e 44.867, para o segundo. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta acessar o site e, no "Cronograma", clicar em "ver resultado".

Os estudantes pré-selecionados deverão complementar as inscrições entre esta quarta (19) e sexta-feira (21/2). Os não selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera, cuja convocação está prevista para ocorrer entre 25 de fevereiro e 9 de abril. 

Após a fase de complementação da inscrição, os participantes têm até cinco dias úteis para comprovar as informações declaradas de forma física ou digital junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foi pré-selecionado. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta edição do programa registrou 493.002 inscrições, com total de 198.579 inscritos, considerando que cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso. A classificação será de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, da maior para a menor, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. 

Confira a ordem de prioridade:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste , o total de inscritos nessa modalidade foi de 43.364. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais, com juros menores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação