MOBILIZAÇÃO

Servidores técnico-administrativos da UnB aprovam greve a partir de 20 de março

Paralisação que ocorre quatro dias antes do início do próximo semestre letivo é relativa a pagamento de índice de 26,05% a trabalhadores

Lara Perpétuo
postado em 11/03/2025 19:35
Em assembleia geral nesta terça (11/3), servidores técnico-administrativos da UnB aprovam greve para dia 20 de março -  (crédito: Reprodução/Instagram)
Em assembleia geral nesta terça (11/3), servidores técnico-administrativos da UnB aprovam greve para dia 20 de março - (crédito: Reprodução/Instagram)

O Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) aprovou, em assembleia geral realizada nesta terça-feira (11/3), greve a partir do dia 20 de março. A paralisação ocorre quatro dias antes da data prevista para início do semestre letivo da universidade, em 24 de março

O movimento dos servidores faz parte de mobilização pelo cumprimento da sentença relativa a pagamento do índice de 26,05% aos trabalhadores. Trata-se de absorção do percentual em salários devido a reajustes concedidos àqueles que ingressaram na categoria até o trânsito em julgado de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) — ou seja, quando a decisão pelo pagamento se tornou definitiva e passou a não poder ser recorrida ou alterada. 

Outra assembleia geral está marcada para o dia de início da greve, 20 de março. Na segunda-feira (17/3), o comando da paralisação se reúne e, até o dia 16, serão selecionados delegados para representarem o Sintfub na Plenária Nacional da Federação de Sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil (Fasubra). 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A paralisação desta terça, Dia Nacional de Luta, havia sido proposta pela Fasubra como parte de mobilização em torno da aprovação da Lei Orçamentária Anual e o cumprimento integral do acordo de greve assinado em junho de 2024”, conforme nota disponível no site do Sintfub. 

No Instagram, o sindicato de servidores da UnB divulgou registro da assembleia de mais cedo e os principais pontos definidos por ela, em que confirma: "Aprovada greve pelos 26,05% a partir do dia 20/3, quinta-feira".  

O Correio aguarda manifestações do Sintfub e da Universidade de Brasília a respeito do assunto para complementar a matéria com mais informações. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação