Covid-19

Donald Trump anuncia que deixará hospital no final da tarde

"Vou deixar o grande Walter Reed Medical Center hoje às 18h30. Sinto-me muito bem!", afirmou o presidente

Agência France-Presse
postado em 05/10/2020 16:35 / atualizado em 05/10/2020 16:59
 (crédito: Donald J. Trump/Twitter)
(crédito: Donald J. Trump/Twitter)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, hospitalizado por covid-19, anunciou na segunda-feira que terá alta às 18h30 (22h30 GMT) e pediu os americanos que não temam o novo coronavírus.

"Sairei do grande Walter Reed Medical Center hoje às 18h30. Sinto-me muito bem! Não tenha medo da covid. Não deixe que isso tome conta de sua vida. Nós desenvolvemos, sob a administração Trump, alguns medicamentos e conhecimentos realmente excelentes. Estou me sentindo melhor do que há 20 anos!", tuitou Trump.

Pouco antes, a Casa Branca anunciou que o médico de Trump, Sean Conley, emitirá um novo relatório sobre a saúde do presidente às 15h00 (16h00 de Brasília).

O chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, disse pela manhã que a saúde do presidente continuou a melhorar. No entanto, cresce a polêmica sobre os cuidados, ou falta de cuidados, tomados pela Casa Branca e pela família Trump para evitar o contágio.

Três dias após a hospitalização de Trump, sua assessora de imprensa, Kayleigh McEnany, anunciou nesta segunda-feira que foi contagiada pelo vírus, mas sem sintomas, após "testar negativo constantemente" desde quinta-feira. Naquele dia, a infecção da assessora presidencial Hope Hicks disparou alertas.

McEnany, que disse que ficará em quarentena e continuará trabalhando remotamente, é o caso covid-19 mais recente no círculo do presidente.

A lista inclui a primeira-dama, Melania Trump, o gerente da campanha Trump 2020, Bill Stepien; A conselheira do Trump, Kellyanne Conway; o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie; a chefe do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel; e três senadores republicanos (Mike Lee de Utah, Thom Tillis da Carolina do Norte e Ron Johnson de Wisconsin), bem como o assessor pessoal de Trump, Nick Luna.

Tuítes após passeio

Apesar das perguntas sobre a saúde de Trump após mensagens oficiais confusas no fim de semana, o presidente deixou clara sua intenção de retornar à campanha para a eleição de 3 de novembro, na qual o democrata Joe Biden lidera a corrida com cerca de 8 pontos percentuais, de acordo com a média das pesquisas nacionais.

Trump fez isso disparando 15 mensagens em letras maiúsculas em 30 minutos em sua conta do Twitter, destacando o que ele considera os sucessos de seu governo

"MERCADOS FINANCEIROS EM ALTA. VOTEM!". "O EXÉRCITO MAIS FORTE. VOTEM!". "LEI E ORDEM. VOTEM!". "LIBERDADE RELIGIOSA. VOTEM!". "A MAIOR REDUÇÃO DE IMPOSTOS DA HISTÓRIA E OUTRA POR VIR. VOTEM!". "FORÇA DO ESPAÇO. VOTEM!". "LUTA CONTRA OS CORRUPTOS VEÍCULOS DAS FAKE NEWS. VOTEM!".

As mensagens foram publicadas, um dia depois de uma rápida saída de Trump do hospital para saudar seus seguidores, de dentro do carro. O episódio causou indignação e polêmica sobre os riscos para sua saúde e a de seus seguranças.

Um porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, garantiu que foram tomadas as precauções "apropriadas" para proteger Trump e seu pessoal de apoio. O passeio foi anunciado pelo próprio presidente em um vídeo divulgado pouco antes no Twitter, no qual ele afirma ter aprendido "muito sobre covid".

O diagnóstico de Trump trouxe à tona mais do que nunca a gestão questionável do presidente de uma pandemia que ceifou a vida de mais de 209.000 americanos e causou um duro golpe na economia da principal potência mundial.

Biden na Flórida 

O otimismo prudente sobre a saúde do presidente reina no entorno de Trump, embora seu médico, Sean Conley, admita que o presidente teve um caso mais sério do que o inicialmente relatado.

No domingo, Conley disse que Trump precisou de oxigênio suplementar na sexta-feira e reconheceu que não divulgou o incidente no sábado para projetar uma imagem "otimista". Naquele dia, Meadows confidenciou aos jornalistas que as últimas 24 horas do presidente foram preocupantes.

Conley também indicou que outro episódio de perda de oxigênio ocorreu no sábado. E nesse mesmo dia, os médicos lhe deram dexametasona, um corticoide eficaz para manifestações graves da covid-19, além do remdesivir antiviral e do coquetel experimental da empresa Regeneron, que lhe foram administrados a partir de sexta-feira.

Por sua vez, Biden inicia a semana com uma viagem à Flórida, estado crucial para a vitória eleitoral, após anunciar no domingo que seu teste covid-19 havia sido novamente negativo.

Com Trump internado, e Biden logo após seu 78º aniversário, o interesse por seus companheiros de chapa cresceu, trazendo o debate entre os candidatos à vice-presidência programados para quarta-feira entre o republicano Mike Pence e a senadora democrata Kamala Harris. Maior relevância.

Resta saber como a saúde de Trump continuará e se ele poderá participar do próximo debate televisionado com Biden agendado para 15 de outubro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação