Eleição nos EUA

Identificado como fake, vídeo postado por filho de Trump é filtrado nas redes

Imagens mostravam um homem colocando fogo em um saco plástico que, segundo filho do republicano, teria votos a favor do atual presidente, mas que estava com papéis de testes

Correio Braziliense
postado em 05/11/2020 15:26
Candidato à reeleição, presidente dos EUA, Donald Trump, tem dado declarações que colocam em dúvida idoneidade do sistema eleitoral do país -  (crédito: Election Day. J.D. Pooley/Getty Images/AF)
Candidato à reeleição, presidente dos EUA, Donald Trump, tem dado declarações que colocam em dúvida idoneidade do sistema eleitoral do país - (crédito: Election Day. J.D. Pooley/Getty Images/AF)

O Twitter retirou do ar um vídeo compartilhado pelo perfil de Eric Trump, filho do atual presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Donald Trump. As imagens mostravam um homem queimando um saco plástico cheio de papeis que, segundo sua postagem, dava a entender que seriam 80 cédulas eleitorais, “todas para o Trump”. As imagens, na verdade, foram gravadas anteriormente, com cédulas de testes anteriores às eleições.

As autoridades do estado da Virginia emitiram comunicado informando que o conteúdo do vídeo é falso e, por isso, a postagem foi excluída do microblog. Já no Facebook, onde o conteúdo foi compartilhado em algumas páginas de apoio ao republicano, o vídeo segue podendo ser visto acompanhado de um aviso de que se trata de “conteúdo falso”. Isso já havia acontecido com publicações similares no início do processo de contagem de votos.

As reações da equipe de campanha e do próprio Trump, são motivadas por uma vantagem do candidato democrata, Joe Biden, nos resultados apurados até o momento. No início da tarde desta quinta-feira (5/11), chegou a ser dito em entrevista coletiva que há indícios de que 10 mil votos irregulares tenham sido recebidos no estado de Nevada. Crucial na decisão do próximo nome a ocupar a Casa Branca, o estado retomou a apuração das urnas.

Apesar de, oficialmente, a apuração estar perto do fim, o resultado definitivo pode demorar meses para sair. No ano 2000, quando o republicano Georde W. Bush e o democrata Al Gore disputaram a presidência dos EUA, foi preciso esperar cinco semanas para a nomeação do vencedor, depois de uma extensa batalha na Suprema Corte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação