ELEIÇÕES NOS EUA

Biden pede paciência aos eleitores e diz que todos os votos devem ser contados

Candidato democrata disse "não ter dúvida" de que será o vencedor da eleição quando a contagem de votos for concluída

Fernando Jordão
postado em 05/11/2020 18:34 / atualizado em 05/11/2020 18:42
 (crédito: Jim Watson/AFP)
(crédito: Jim Watson/AFP)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um rápido pronunciamento na noite desta quinta-feira (5/11) pedindo paciência aos eleitores e reforçando o discurso adotado desde o dia da votação, na terça-feira (3/11), de que todos os votos devem ser contados.

"Nos Estados Unidos, o voto é sagrado. É como as pessoas da nação expressam seu desejo. Ninguém além dos eleitores escolhe o presidente dos Estados Unidos", afirmou, ao lado da candidata à vice, a senadora Kamala Harris.

As falas parecem uma resposta aos movimentos do presidente Donald Trump, que tem questionado a lisura do processo eleitoral, falando em fraudes, sem, no entanto, apresentar provas. O republicano, que busca a reeleição, entrou com diversas ações judiciais para interromper a contagem ou para pedir a recontagem de votos em alguns estados. 

Em tom ameno, Biden defendeu o sistema de votação, ressaltando que ele é usado há 240 anos no país, e se disse "tranquilo em relação a como as coisas estão": "Não temos dúvida de que quando as coisas terminarem seremos vencedores".

"Guerra" da apuração

A "guerra" que se instaurou sobre a contagem de votos das eleições norte-americanas se dá pelo seguinte: alguns estados aceitaram considerar os votos que chegassem depois do dia da eleição, desde que tivessem sido postados nos correios até a última terça-feira (3/11). Vale lembrar que a votação antecipada bateu recorde em 2020.

As projeções indicam que a maioria desses votos enviados pelos correios é de democratas — que têm uma postura menos cética em relação à pandemia de covid-19 e, por isso, têm evitado sair de casa. Desse modo, na noite da eleição, Trump liderava a corrida em estados considerados chave, como Winsconsin, Michigan, Arizona e Pensilvânia. Mas conforme os votos antecipados foram sendo contados, Biden foi diminuindo a vantagem e, em vários casos, até virando o placar.

Enquanto os dois candidatos mantêm uma guerra de retórica, a eleição segue indefinida. Segundo projeções da Associated Press e da Fox News, Biden está a 6 votos no Colégio Eleitoral de ser presidente. Três estados são decisivos: Nevada (6 delegados), Geórgia (16) e Pensilvânia (20). O democrata lidera no primeiro e o republicano está à frente nos outros dois. As vantagens, porém, são milimétricas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação