POSSE PRESIDENCIAL

Ao vivo: acompanhe a cerimônia de posse de Joe Biden nos EUA

Presidente eleito toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20/1)

Correio Braziliense
postado em 20/01/2021 13:40 / atualizado em 20/01/2021 16:22
 (crédito: Olivier Douliery/AFP)
(crédito: Olivier Douliery/AFP)

O presidente eleito Joe Biden toma posse nesta quarta-feira (20/1) como 46º presidente dos Estados Unidos. Acompanhe a cerimônia ao vivo abaixo ou neste link.

A cerimônia de posse começou às 13h20 (horário de Brasília). Os senadores Amy Klobuchar (democrata) e Roy Blunt (republicano) abriram o evento com discursos. Em seguida, foi a palavra foi dada a um padre.

Um dos momentos mais esperados ocorreu às 13h35, com a atriz e cantora Lady Gaga entoando o Hino Nacional norte-americano.

Logo depois, a vice-presidente eleita, Kamala Harris, acompanahda do marido, fez seu juramento.

Outra cantora a se apresentar no evento foi Jennifer Lopez, que subiu ao palco às 13h45 para cantar This land is your land (Esta terra é a sua terra, em tradução livre). Ela aproveitou para pedir, em espanhol, "justiça para todos".

A apresentação precedeu o juramento de Biden, comandado pelo presidente da Suprema Corte norte-americana, John Roberts. 

Após o juramento, Biden é considerado — e apresentado — oficialmente presidente dos Estados Unidos. Em seu primeiro discurso, o novo presidente pregou a união entre os norte-americanos

"Falar de união pode soar bobo neste momento. As forças que nos dividem são profundas, mas não são novas. Nossa história tem sido uma luta constante entre o ideal americano e a terrível realidade do racismo, medo, demonização... Tudo isso nos separou por muito tempo. A batalha é perene e a vitória nunca é garantida. Mas nossos melhores anjos sempre prevaleceram, se juntaram para avançarmos. E podemos fazer isso agora. A história, a fé e a razão mostram o caminho", afirmou. "Sem união não há paz. Só ressentimento e medo", acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação