Imigração

Polônia culpa Putin por caos na fronteira com a Bielorrússia

Segundo a Polônia, isso representaria uma ameaça à segurança da União Europeia, enquanto Minsk, por outro lado, emitiu uma advertência contra o que chamou de "provocações" na fronteira

Rodrigo Craveiro
postado em 10/11/2021 06:00
 (crédito: Alexei Druzhinin / SPUTNIK / AFP)
(crédito: Alexei Druzhinin / SPUTNIK / AFP)

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de orquestrar o movimento de migrantes que tentam entrar ilegalmente na União Europeia (UE) a partir da Bielorrússia.

O presidente bielorrusso, (Alexander) Lukashenwko, é o executor deste ataque, mas ele está sendo organizado em Moscou, quem o está orquestrando é o presidente Putin", disse o chefe de governo polonês no Parlamento de seu país.

A afirmação de Morawiecki chega em um momento de aumento das tensões entre Varsóvia e Minsk, depois da troca de acusações, ontem, pela presença de milhares de migrantes na fronteira, que tentam ingressar no território polonês.

Segundo a Polônia, isso representaria uma ameaça à segurança da União Europeia, enquanto Minsk, por outro lado, emitiu uma advertência contra o que chamou de "provocações" na fronteira, para onde os dois países mobilizaram soldados.

Milhares de pessoas, muitas delas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio, tentam sobreviver a céu aberto em condições muito difíceis e sob temperaturas gélidas.

A UE acusa Lukashenko de orquestrar a crise em represália pelas sanções ocidentais contra Minsk, o que ele nega. Na segunda-feira, a Polônia bloqueou uma tentativa de milhares de migrantes de ultrapassarem o arame farpado da linha de fronteira.

Ontem, Morawiecki afirmou no Twitter que Varsóvia continuaria impedindo a entrada dos migrantes. "Fechar a fronteira polonesa é nosso interesse nacional. Mas, agora, são a estabilidade e a segurança de toda a União Europeia que estão em jogo", escreveu o chefe de governo polonês.

Por sua vez, o presidente do país, Andrzej Duda, acusou a Bielorrússia de "atacar a fronteira polonesa, a fronteira da UE, de uma forma sem precedentes".

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.