Peru

Tumba múltipla é descoberta em cidadela pré-hispânica no Peru

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma antiga tumba múltipla contendo restos mortais de 25 pessoas

Agence France-Presse
postado em 11/11/2021 19:39 / atualizado em 11/11/2021 19:40
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma antiga tumba múltipla contendo restos mortais de 25 pessoas, incluindo mulheres e crianças, na cidadela pré-hispânica de Chan Chan, no Peru, informou um pesquisador nesta quinta-feira.


“A pesquisa arqueológica em uma área de apenas 10 m² revelou um contexto funerário múltiplo, no qual foram documentados restos ósseos correspondentes a 25 indivíduos, em sua maioria mulheres, jovens e algumas crianças”, descreveu o arqueólogo Jorge Meneses.


A tumba múltipla foi encontrada há três semanas, cerca de 500 km ao norte de Lima, com restos humanos quase intactos. No local também havia 70 objetos de cerâmica e relacionados ao trabalho têxtil.


“Todos os objetos encontrados junto a eles têm a ver com a produção têxtil. Provavelmente essas pessoas se dedicavam a isso”, indicou Sinthya Cueva, diretora do Programa de Pesquisas Arqueológicas de Chan Chan.


A cidadela era administrada pela classe governante da cultura Chimu, cujos membros costumavam ser enterrados em plataformas funerárias, em estruturas maiores, segundo a diretora. A cidadela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986, mesmo ano em que foi incluída na lista de Patrimônio Mundial em Perigo, devido à ação de invasores, a vazamentos de água do mar e às chuvas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação