Guerra na Ucrânia

Brasil vai enviar carga de ajuda humanitária com 11,5 toneladas à Ucrânia

Segundo a FAB, o cargueiro da Embraer também trará de volta brasileiros que tiverem conseguido cruzar a fronteira da Ucrânia com a Polônia

Bernardo Lima*
postado em 03/03/2022 20:47
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O Brasil vai enviar uma carga de 11,5 toneladas de suprimentos de ajuda humanitária para Ucrânia. Um cargueiro da FAB fará o transporte e o voo sairá do Brasil na próxima segunda-feira (7/3). A decisão foi comemorada pelo encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, nesta quinta-feira (03/3)

"Recebemos hoje a notícia que o governo do Brasil decidiu mandar uma carga de ajuda humanitária de 11,5 toneladas. Agradecemos muito por essa decisão", afirmou Tkach, em entrevista coletiva na embaixada da Ucrânia

Questionado, o diplomata preferiu não detalhar o conteúdo da carga. “Não quero agora dizer o que vai ter nessa carga. Claro que geralmente não são todos os itens que nós pedimos, mas tem alguns itens em quantidade grande.”

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o cargueiro da Embraer modeloKC-390 Millennium também trará de volta brasileiros que tiverem conseguido cruzar a fronteira da Ucrânia com a Polônia.

O voo fará paradas antes do seu destino final em Varsóvia, capital da Polônia no dia 10 de março. Lá, os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério de Relações Exteriores. 

Ao ser perguntado sobre a postura do presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou mensagem com teor conspiratório e pró-Rússia em grupo de Whatsapp, Tkach respondeu que o que importa é o posicionamento do Brasil na ONU.

"O principal é como que o Brasil demonstra a sua posição na arena mundial. E a posição agora são três votos, dois no Conselho de Segurança [da ONU] e uma na Assembleia Geral, a favor das resoluções que condenam a agressão", afirmou.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação