Guerra na Europa

EUA condenam novo ataque russo próximo a fronteira da Otan

O presidente estadunidense Joe Biden já disse diversas vezes que defenderá "cada centímetro do território da Otan"

Pedro Grigori
postado em 13/03/2022 19:31 / atualizado em 13/03/2022 20:27
 (crédito: Gabinete do Chefe da Defesa/Twitter)
(crédito: Gabinete do Chefe da Defesa/Twitter)

O exército russo expandiu as áreas de ataque na Ucrânia e chegou bem próximo ao território da Polônia, país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Durante a madrugada deste domingo (13/3), a Rússia atacou uma base militar de Yavoriv, a cerca de 20km da fronteira polonesa.

Pelo menos 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas após o ataque, de acordo com o governador de Lviv, Maxim Kozitsky.

Lviv é uma região estratégica para os dois países em guerra. Por lá, diversos refugiados estão fugindo para a Polônia e armamento enviado por nações do ocidente entra na Ucrânia. A base militar de Yavoriv, inclusive, já chegou a receber militares da Otan que prestaram treinamento para o exército ucraniano.

O ataque próximo ao território da Otan aumenta ainda mais o alerta de uma possível escalada no confronto entre Rússia e Ucrânia. Os Estados Unidos, maior potência militar do mundo, já declarou, diversas vezes, que não pretende enviar militares para lutar no território ucraniano, no entanto, garantem que irão defender “cada centímetro do território da Otan", segundo Joe Biden.

“O confronto direto entre a Otan e a Rússia é a Terceira Guerra Mundial, algo que devemos nos esforçar para evitar", declarou o presidente dos EUA, em conferência do Partido Democrata, na última sexta-feira (11/3).

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que os EUA condenam o ataque. "Condenamos o ataque com mísseis da Federação Russa ao Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança em Yavoriv, perto da fronteira da Ucrânia com a Polônia. A brutalidade deve parar", escreveu no Twitter.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação