PROTESTO

Cannes: feministas exibem nomes de 129 mulheres assassinadas em cartaz

Nomes como Angélique, Evelyne, Sofya, Nadia, apareceram escritas em tinta preta num longo e estreito cartaz branco, estendido lentamente na tradicional escadaria do Palácio dos Festivais

Agência France-Presse
postado em 23/05/2022 10:17 / atualizado em 23/05/2022 10:20
 (crédito:  LOIC VENANCE / AFP)
(crédito: LOIC VENANCE / AFP)

Cannes, França- Um longo cartaz com os nomes de 129 mulheres assassinadas na França desde o último Festival de Cannes foi estendido no últimmo domingo (22/5) por feministas no tapete vermelho da mostra.

A ação coincidiu com a apresentação de um documentário sobre feminicídios, apresentado à tarde.

As 129 vítimas morreram na França desde julho de 2021, quando foi celebrado o último festival. Nomes como Angélique, Evelyne, Sofya, Nadia, apareceram escritas em tinta preta num longo e estreito cartaz branco, estendido lentamente na tradicional escadaria do Palácio dos Festivais, e segurado pelas ativistas do coletivo francês "les colleuses".

Algumas feministas, vestidas de preto, ergueram o punho no alto da escadaria. A cena foi imortalizada pelo fotógrafo francês Raymond Depardon, cujo filho, Simon, dirigiu com Marie Perennès o documentário "Riposte féministe", que mostra estas ativistas colando cartazes à noite nos muros das cidades francesas para denunciar a violência contra as mulheres.

No sábado uma mulher nua da cintura para cima e com o corpo pintado invadiu o tapete vermelho gritando palavras de ordem feministas antes de ser contida pelos seguranças.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação