Obituário

Morre Peter Higgs, criador da "partícula de Deus", aos 94 anos

O cientista venceu o Prêmio Nobel de Física em 2013 por seus trabalhos teóricos sobre o bóson de Higgs, conhecido como a "partícula de Deus"

Higgs, que odiava celulares, soube que havia ganhado o Nobel quando uma vizinha o parabenizou na rua -  (crédito: Ian MacNicol/AFP)
Higgs, que odiava celulares, soube que havia ganhado o Nobel quando uma vizinha o parabenizou na rua - (crédito: Ian MacNicol/AFP)
postado em 09/04/2024 16:12 / atualizado em 09/04/2024 16:17

Morreu nessa segunda-feira (8/4) o cientista britânico Peter Higgs, o criador da "partícula de Deus" e chave da estrutura da matéria, aos 94 anos.

"Morreu pacificamente em sua casa na segunda-feira, 8 de abril, depois de uma curta enfermidade", confirmou a Universidade de Edimburgo, onde lecionou durante quatro décadas, por meio de nota.

Higgs venceu, em 2013, o Prêmio Nobel de Física em 2013 pelos trabalhos teóricos sobre o bóson de Higgs, que ficou conhecido como a "partícula de Deus". A teoria que leva seu nome foi inventada em 1964, mas sua demonstração prática demorou quase meio século.

O bóson de Higgs é um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria que atribui massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como "modelo-padrão". Por isso, o bóson de Higgs foi apelidado de partícula de Deus", como forma de divulgação para um público mais amplo.

Higgs, que odiava celulares, soube que havia ganhado o Nobel quando uma vizinha o parabenizou na rua. "Como me sinto? Muito feliz certamente e aliviado de que isso tenha acabado. Demorou a chegar", declarou, à época.

"Peter Higgs era uma pessoa extraordinária, um cientista realmente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento sobre o mundo que nos rodeia", destacou Peter Mathieson, diretor da Universidade de Edimburgo, no comunicado da Universidade.

*Com informações da Agence France-Press

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação