AMÉRICA LATINA

Chanceler da Argentina nega interferência de Milei no Judiciário brasileiro

Após encontro com o ministro Mauro Vieira, a argentina, Diana Modino, disse que o país platino não pretende se envolver com questões internas de outros países

Diana Mondino, chanceler da Argentina,diz que país não tem nenhum interesse em se envolver com questões da justiça brasileira apesar da fala do presidente argentino, Javier Milei, que prometeu interceder pelo bilionário Elon Musk junto ao STF -  (crédito:  José Cruz/Agência Brasil)
Diana Mondino, chanceler da Argentina,diz que país não tem nenhum interesse em se envolver com questões da justiça brasileira apesar da fala do presidente argentino, Javier Milei, que prometeu interceder pelo bilionário Elon Musk junto ao STF - (crédito: José Cruz/Agência Brasil)
postado em 15/04/2024 17:31 / atualizado em 15/04/2024 17:31

Na primeira visita bilateral ao Brasil, a chanceler da Argentina, Diana Modino, garantiu que o governo do presidente Javier Milei não atuará para interferir em nenhum assunto interno brasileiro ou de qualquer outro país. A declaração foi dada após o encontro entre Modino e seu homólogo brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta segunda-feira (15/04), no Palácio do Itamaraty.

“Os temas internos e posições de cada país são próprios de cada país. O governo argentino jamais vai interferir nos processos democráticos ou judiciais de outros países. Confiamos na Justiça de cada país. Nós defendemos a liberdade de expressão de todos”, disse a argentina.

A declaração é uma resposta ao desconforto gerado pelas declarações do presidente argentino, que ao lado do bilionário Elon Musk, ofereceu ajuda para interceder em nome do dono do X (antigo Twitter) junto a Suprema Corte brasileira. Musk, depois de fazer uma série de ataques ao Supremo Tribunal Federal, e ao seu ministro Alexandre de Moraes foi incluído no inquérito das milícias digitais, que investiga a disseminação de notícias falsas e discursos de ódio nas redes.

O governo brasileiro, que minimizou as declarações do chefe de estado argentino, disse que a reunião bilateral tratou de temas de interesse dos dois países como a infraestrutura nas fronteiras, a cooperação em assuntos de energia e de defesa, a Hidrovia Paraguai-Paraná, além de temas relacionados a uma ampliação dos acordos multilaterais do Mercosul com a abertura de novos mercados. O embate entre Musk e Moraes só foi lembrado pelos jornalistas que acompanhavam a declaração após o final do encontro dos dois chanceleres, pois, segundo fontes do Itamaraty, esse assunto sequer foi tratado no encontro entre os dois.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação