PARIS

Greve de controladores ameaça cancelar 70% dos voos no aeroporto de Paris-Orly durante o fim de semana

A greve em um dos dois aeroportos mais importantes de Paris ocorre dois meses antes do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Controladores de voo buscam reajustes 'compatíveis'  -  (crédito: Thomas SAMSON / AFP)
Controladores de voo buscam reajustes 'compatíveis' - (crédito: Thomas SAMSON / AFP)

Autoridades aéreas francesas pediram nesta sexta-feira (24) que as empresas de aviação cancelem 70% dos seus voos no aeroporto de Orly, em Paris, no sábado e domingo, após um sindicato de controladores de tráfego aéreo convocar uma greve. 

As companhias devem reduzir o seu programa de voos comerciais para ambos os dias "em 70%" neste aeroporto, segundo notas publicadas pela Direção Geral da Aviação Civil (DGAC). 

O sindicato dos controladores Unsa-Icsa, segundo mais representativo do setor, convocou uma greve no fim de semana para exigir "números adequados" que, em sua opinião, não foram garantidos por um acordo alcançado em abril entre a DGAC e o principal sindicato, o SNCTA. 

A greve em um dos dois aeroportos mais importantes de Paris ocorre dois meses antes do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto, e de 28 de agosto a 8 de setembro, respectivamente.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 24/05/2024 16:08 / atualizado em 24/05/2024 16:08